Como foi a repercussão da vitória do colombiano Gustavo Petro na América Latina
A eleição de Gustavo Petro na Colômbia repercutiu na América Latina. Chefes de Estado de diferentes países reconheceram e até parabenizaram a vitória deste domingo (19) do candidato do partido de esquerda Pacto Histórico. Seu adversário nas urnas, o candidato populista independente Rodolfo Hernández, também admitiu a derrota. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre o resultado.
Hernández disse esperar que o vencedor, o esquerdista Gustavo Petro, saiba liderar o país. "Espero sinceramente que esta decisão que tomaram seja benéfica para todos e que a Colômbia caminhe para a mudança que prevaleceu na votação do primeiro turno. Desejo que o doutor Gustavo Petro saiba liderar o país, seja firme em seu discurso contra a corrupção e que não defraude aqueles que confiaram nele", afirmou em uma curta mensagem de vídeo postada no Facebook.
O atual presidente colombiano, Iván Duque, foi um dos chefes de Estado que parabenizou o presidente eleito. "Liguei para Gustavo Petro para parabenizá-lo como presidente eleito colombiano. Combinamos de nos encontrar nos próximos dias para iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente", disse no Twitter.
Duque derrotou Petro há quatro anos no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente eleito se tornou líder da oposição ao seu governo e abriu caminho para a vitória que lhe permitirá governar até 2026. Por diversas vezes, Duque pediu a Petro que aceitasse os resultados das urnas e aos demais concorrentes que confiassem nas autoridades eleitorais, em resposta às denúncias do partido Pacto Histórico sobre supostas fraudes eleitorais.
Nesta manhã, ao votar em Bogotá, Duque também pediu aos eleitores que tivessem "confiança nas instituições" e "plena confiança no veredito do povo colombiano". Na ocasião, o ainda presidente também prometeu uma "transição pacífica, ordenada e institucional no comando presidencial". "Desde já podemos dizer ao eleito hoje que terá todo o nosso apoio para iniciar o processo de transição presidencial", disse Duque após votar no Capitólio Nacional.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário