quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CAMPANHA TÍMIDA NAS RUAS FAZ REDES SOCIAIS PEGAREM FOGO EM CEARÁ-MIRIM

Memes, ofensas e fake news: no WhatsApp e no Facebook, campanha eleitoral começa a ferver

Ferramentas como Whatsapp e Facebook estão sendo cruciais nesta eleição e podem ser ainda mais devido as fracas movimentações de rua. O corpo a corpo muito reduzido pela pandemia e o eleitor já muito familiarizado com as ferramentas de interação, fazem com que a campanha mais intensa saia das ruas e ocupe as plataformas de interação social.

Um ponto negativo destas novas tecnologias é submundo das eleições, com a boataria e o jogo sujo. A nova face dos velhos panfletos apócrifos. Quem não lembra das listas com adjetivos ofensivos que maculavam a honra das pessoas e que apareciam nas ruas na calada da noite.

A campanha eleitoral deste ano já mostra os memes, as montagens, como também as “fake news” já começam a inundar as redes sociais. E a tendência é a situação piorar, já que não faltam gente para criar os ataques virtuais contra adversários.

Nos grupos no WhatsApp, então, sabendo que se trata de ambiente mais restrito, algumas pessoas exageram em acusações (com e sem provas), críticas (construtivas e arrasadoras), xingamentos e ofensas contra supostos candidatos rivais. Existe a suspeita de que muitos militantes estariam sendo remunerados para disparar os ataques.

Por outro lado a justiça está fazendo sua parte, já sentenciou algumas pessoas por disparo de "fake news".

Agora é aguardar para que essa campanha não entre no limbo das acusações infundadas e incentivar pessoas a violência pura e simples.


Nenhum comentário: