MAIS DE 180 MIL PESSOAS JÁ FORAM ATINGIDAS PELO GOLPE
Saiba mais sobre a forma de operação da fraude e como se defender
Há sete dias um novo golpe circula pelo WhatsApp. O texto informa que estão abertas as inscrições para a liberação do 13º salário para os beneficiários do programa Bolsa Família. A fraude foi identificada pelo dfndr lab e já atingiu 180 mil pessoas. Além disso, por hora, são registrados pelo menos mil novos acessos a ela.
Como em outros golpes disseminados pelos aplicativo, quando o usuário toca no link recebido, é estimulado a responder a uma breve pesquisa e a fornecer dados pessoais. Depois, é incentivado a compartilhar o link malicioso com contatos ou grupos para ter acesso ao benefício. Os programas do governo são temática frequente em golpes, já que têm bastante apelo perante a população.
Por fim, ele é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações (provavelmente com outros golpes) e direcionado a downloads de apps infectados com vírus. Se o usuário seguir os passos indicados, passará a receber avisos de fraudes diretamente na tela do celular, via notificação, e será necessário apenas um toque para abri-lo.
Para não cair em ataques desse tipo, o usuário deve ter algumas precauções: verificar se o link recebido é verdadeiro (o que pode ser feito pelo site do dfndr lab) e utilizar soluções de segurança com detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário