segunda-feira, 29 de outubro de 2018

BOLSONARO PRESIDENTE - ASCENSÃO DO CAPITÃO

Resultado de imagem para JAIR BOLSONARO É ELEITO PRESIDENTE DO BRASIL

ELEIÇÕES 2018
JAIR BOLSONARO É ELEITO PRESIDENTE DO BRASIL

Jair Bolsonaro (PSL), 63 anos, foi eleito presidente do Brasil. O militar da reserva recebeu 55,54% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Seu concorrente, Fernando Haddad (PT), foi escolhido por 44,46% dos eleitores, com 94,44% das urnas apuradas.

Bolsonaro será o 38º presidente do país, o oitavo após o fim da ditadura militar (1964-1985). Ele também será o primeiro presidente do PSL, partido para o qual se transferiu no início do ano. Capitão da reserva do Exército, ele será o 12º presidente militar do Brasil, contando os integrantes da junta provisória que 1969, que assumiu após o marechal Costa e Silva adoecer. O vice dele é o general Hamilton Mourão (PRTB). 

Colocando-se como o catalisador do sentimento antipetista entre os brasileiros, ele agregou os votos da direita e dos desgostosos com o partido mais vitorioso da esquerda. Com um perfil explosivo e propostas vagas, é difícil prever como serão os quatro anos de seu governo.

Deputado federal há 27 anos, fez carreira política no Legislativo, tendo sido vereador no Rio de Janeiro em 1989. Desde que o ex-presidente Lula (PT) deixou de figurar nas pesquisas de intenções de voto, ele despontou como o favorito do pleito. 

Bolsonaro circulou pelos corredores da Câmara dos Deputados durantes anos sem exercer papel de destaque. Depois de quase 30 anos na Câmara, o representante da extrema direita deixou de ser um personagem folclórico para virar um fenômeno a ser levado a sério.

Passou a ganhar evidência quando do surgimento da notícia falsa do "kit gay", a mesma que foi retomada neste ano em sua campanha à Presidência da República. Em 2015, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, homenageou o coronel Brilhante Ustra, primeiro militar reconhecido pela Justiça brasileira como torturador.


Nenhum comentário: