Cadeia Pública de Ceará-Mirim inicia curso de pedreiro para 25 internos
Vinte e cinco internos da Cadeia Pública de Ceará-Mirim iniciaram o curso de pedreiro de alvenaria, ministrado pelo SENAI, por meio de uma parceria com o MPT e a SEAP. A ação integra o Rede Potiguar de Trabalho Decente, que promove condições dignas de trabalho, qualificação profissional e inclusão social para pessoas privadas de liberdade.
A qualificação profissional faz parte das políticas de ressocialização e promoção do trabalho prisional, ampliando as oportunidades de reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. O curso combina conteúdos teóricos e práticos, com ênfase em técnicas da construção civil, normas de segurança e boas práticas profissionais. Toda a segurança das atividades é realizada pelos policiais penais da unidade.
O instrutor de formação profissional do SENAI, Erbson Ribeiro, explica que o curso possui 160 horas-aula e abrange disciplinas como elevação de alvenaria, acabamento com reboco, leitura e interpretação de projetos, uso correto de materiais e ferramentas, aplicação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), execução de paredes e pisos, além de noções de custos e orçamentos.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições parceiras com a educação, a dignidade e a redução da reincidência, ao investir em capacitação, geração de renda e desenvolvimento de competências alinhadas aos princípios do trabalho decente e ao fortalecimento das políticas públicas no sistema penitenciário.
O programa Rede Trabalho Decente no Sistema Prisional, iniciado em 2024, é uma ação pioneira do MPT, SENAI e SEAP. O objetivo é oportunizar novas perspectivas de vida por meio do trabalho e reduzir a reincidência criminal. No Rio Grande do Norte, a iniciativa irá qualificar 1.325 pessoas privadas de liberdade, com a oferta de cursos nas áreas de pedreiro, eletricista, encanador, panificação, confeitaria, fabricação de salgados e bolos, mecânica de máquinas de costura, refrigeração, motocicletas, entre outros.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário