Operação Carnaval tem início nesta sexta (13) no RN, com mais de R$ 10 milhões investidos e 8 mil agentes de segurança
A Operação Carnaval 2026, que tem início nesta sexta-feira (13) e segue até a quarta-feira de cinzas (18) em todo o estado, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (12), na Governadoria. A ação mobiliza 8 mil profissionais das forças de segurança pública do RN e contará com investimento superior a R$ 10 milhões em diárias operacionais.
O planejamento contempla todas as regiões do Rio Grande do Norte, com atenção especial aos principais polos carnavalescos e às áreas litorâneas, que tradicionalmente concentram grande fluxo de foliões e turistas.
A solenidade foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra e reuniu o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Araújo; o secretário-adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte; a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Mendonça; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; e o diretor-geral adjunto da Polícia Penal, Gmael Guedes. Secretários estaduais, prefeitos de diversos municípios e produtores culturais também participaram do evento.
"Estamos mobilizando todo o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte para garantir um Carnaval tranquilo para potiguares e turistas. Serão 8 mil homens e mulheres atuando de forma extraordinária, com presença reforçada nas áreas de maior circulação, assegurando prevenção, resposta rápida e proteção à população", comentou Araújo.
A Polícia Militar contará com o maior efetivo da operação, empregando 7 mil policiais. O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) atuará nas rodovias estaduais com ações educativas e de fiscalização, além de intensificar a Operação Lei Seca. A Polícia Civil, por sua vez, designou 285 agentes, escrivães e delegados para atuação extraordinária, além de 155 policiais para reforço nas escalas de plantão. Delegacias móveis serão disponibilizadas, e plantões extras funcionarão em diferentes municípios.
Já o Corpo de Bombeiros Militar empregará mais de 570 bombeiros militares, reforçando ações de prevenção, fiscalização de eventos, atendimento pré-hospitalar e salvamento. Enquanto a Polícia Científica realizará, entre outras ações, campanhas de orientação contra o golpe conhecido como "Boa noite, Cinderela", e manterá equipes de plantão nas unidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
No sistema prisional, a Polícia Penal intensificou revistas nas 18 unidades do estado e ampliou o patrulhamento externo. Também será reforçada a fiscalização de apenados do regime semiaberto monitorados por tornozeleira eletrônica.
A Operação Carnaval 2026 contará, ainda, com o suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). As aeronaves Potiguar 01 e Potiguar 02 estarão à disposição para patrulhamento e atendimentos de resgate durante todo o período festivo.
Além das forças de segurança, também atuarão, de forma integrada e com campanhas educativas e preventivas a Secretaria da Saúde (SESAP), Secretaria da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), Secretaria de Turismo (SETUR), Departamento de Trânsito do RN (DETRAN-RN), Ministério Público do Estado e secretarias municipais de Segurança Pública.
Blog 30zero7

Nenhum comentário:
Postar um comentário