sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

BANCADA GOVERNISTA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE APOIA O VOTO ABERTO NUMA EVENTUAL ELEIÇÃO DE GOVERNADOR NA CASA

Base governista apoia voto aberto em eventual eleição indireta para o Governo do RN

Líder do governo na Assembleia afirma que modelo amplia a transparência e tem respaldo da Mesa Diretora

O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Francisco do PT, declarou que a base governista não vê impedimentos na adoção do voto aberto em uma eventual eleição indireta para o Governo do Estado. A posição foi manifestada após o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, informar que, se houver necessidade desse tipo de escolha, a votação deverá ser pública, com a manifestação de cada parlamentar registrada.

De acordo com Francisco, o tema foi debatido em reunião recente da Mesa Diretora da Assembleia, que aprovou de forma consensual as diretrizes apresentadas pela Presidência. O deputado ressaltou que o colegiado é composto por representantes de diferentes correntes políticas.

“Hoje, inclusive, houve uma reunião da Mesa Diretora, uma mesa muito plural, com representantes de vários partidos do governo e da oposição. Nós aprovamos as ideias apresentadas pelo presidente Ezequiel, e uma delas é o voto aberto”, afirmou em entrevista à Jovem Pan Natal.

O parlamentar acrescentou que a orientação do governo é favorável à publicidade dos votos e destacou que o campo político ao qual pertence defende historicamente esse formato de deliberação.

“Da parte do governo, eu não tenho notícia de nenhum tipo de problema com isso. Nós sempre defendemos voto aberto para tudo. Não faz sentido, na vida pública, se esconder atrás de voto secreto”, declarou.

Francisco também observou que existem situações em que a legislação estabelece o voto secreto, mas reiterou sua posição pessoal em favor do modelo aberto. “Quando a regra determina voto secreto, a gente cumpre. Mas, pessoalmente, eu acho o voto aberto melhor”, completou.

Fonte: Poti News



Nenhum comentário: