quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

VIGILANTES QUE PRESTAM SERVIÇO AO GOVERNO DO ESTADO SEM RECEBER SEUS SALÁRIOS AMEAÇAM PARALISAÇÃO DOS TRABALHOS

Vigilantes protestam por salários atrasados em frente ao Hospital Walfredo Gurgel

Vigilantes que atuam nas unidades de saúde do Rio Grande do Norte realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (19) em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para cobrar o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2025. Com cartazes e palavras de ordem, os trabalhadores afirmam que a situação chegou ao limite.

A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande do Norte após o descumprimento de um acordo firmado com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo o presidente do sindicato, Márcio Lucena, cerca de 500 vigilantes foram diretamente afetados pelo atraso.

“São mais de 500 pais e mães de família que prestam serviço a toda a saúde do Rio Grande do Norte e estão sem receber o salário de dezembro”, afirmou.

Com os vencimentos atrasados, trabalhadores relatam dificuldades para manter as despesas básicas. De acordo com o sindicato, há vigilantes enfrentando despejos e inadimplência no pagamento de contas como água, luz, aluguel e alimentação. Diante do impasse, a categoria não descarta a decretação de greve a qualquer momento.

Os vigilantes são vinculados à empresa Interforte, responsável pela segurança das unidades da Sesap. A empresa afirma que, apesar de existir um cronograma de repasses acordado com o Governo do Estado, os salários continuam atrasados. Ainda segundo o sindicato, o débito do Estado com a empresa se arrasta desde outubro de 2025.

A Interforte informou que vinha honrando os compromissos com os trabalhadores, mas que chegou a um ponto em que não possui mais caixa para arcar com o pagamento do salário de dezembro sem o repasse governamental.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública declarou que mantém diálogo com representantes dos trabalhadores e das empresas contratadas e informou que há um acordo firmado para a realização do repasse financeiro até o final desta semana, conforme a abertura do sistema de pagamentos do Governo do Estado.

Fonte: Portal 98 FM



Nenhum comentário: