Sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira; Brasil está no pote 1
Fifa confirma divisão dos potes e regras do sorteio, que definirá os grupos do Mundial ampliado para 48 seleções
A Fifa realizará nesta sexta-feira (5), a partir das 14h (horário de Brasília), o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2026. A cerimônia ocorrerá no Kennedy Center, em Washington (EUA), e determinará o chaveamento da primeira fase do torneio, que reunirá 48 seleções.
O Brasil, já classificado, integra o pote 1, ao lado dos três países-sede — Estados Unidos, México e Canadá — e das seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa atualizado em 19 de novembro de 2025. No total, 42 equipes já garantiram vaga, enquanto outras seis serão definidas em março de 2026 por meio das repescagens europeia e intercontinental. Todas essas últimas entrarão diretamente no pote 4.
“Os procedimentos do sorteio final estabelecem que os países-sede – Canadá, México e Estados Unidos – serão alocados no pote 1. As outras 39 seleções classificadas serão distribuídas nos quatro potes de 12 equipes cada, de acordo com o Ranking Mundial Masculino da Fifa publicado no dia 19 de novembro de 2025. Por fim, as duas vagas referentes ao torneio de repescagem da Copa do Mundo de 2026, assim como as quatro vagas da repescagem europeia, serão alocadas no pote 4”, informou a Federação.
A principal restrição permanece inalterada: seleções da mesma confederação não podem estar no mesmo grupo, exceto no caso da UEFA, que pode ter até dois países na mesma chave devido ao maior número de participantes. Além disso, os anfitriões já têm seus grupos definidos previamente.
As equipes mais bem ranqueadas também serão distribuídas de modo a evitar confrontos entre favoritas na primeira fase, permitindo que potenciais duelos só ocorram a partir do mata-mata, caso mantenham a liderança de seus grupos.
Divisão final dos potes
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, RI do Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e as seis seleções vindas das repescagens
Com o sorteio, será possível visualizar os caminhos das seleções até o título, marcando mais um passo rumo ao primeiro Mundial com 48 participantes, o maior da história.
Fonte: Ascom CBF

Nenhum comentário:
Postar um comentário