segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

NOVO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE FUTEBOL FELIPE SILVA FALA SOBRE O FUTEBOL POTIGUAR

“Vamos ampliar o fomento das competições de base”, afirma presidente da FNF

Felipe Silva é advogado e presidente em exercício da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) desde maio de 2025, após eleição de José Vanildo à vice-presidência da CBF. Em 2025, a FNF foi representada na CBF na coordenação do grupo de trabalho que elaborou o novo formato da Copa do Nordeste.

Você acompanhou este trabalho de perto. Como as mudanças irão impactar o futebol potiguar?

O novo formato avançou em importantes mudanças, como a eliminação da pré-copa (que era uma queixa dos clubes, que corriam o risco de não participar da competição). A mudança mais importante foi no acesso à competição, com todas as vagas destinadas aos campeões e vice-campeões estaduais, valorizando a competitividade dos certames. Também houve uma adequação em relação aos clubes que participam de competições internacionais, permitindo que o calendário não dependa de outras competições, como neste ano, mas sim um calendário já definido. O grupo de trabalho foi concluído, mas o presidente José Vanildo continua à frente das conduções dos trabalhos da Copa do Nordeste em conjunto com as federações da região. Essa participação na CBF tem crescido graças ao trabalho de nossos representantes na entidade, que tem aberto as portas ao futebol potiguar para se projetar em cenário nacional.

Como a FNF projeta o futebol potiguar para 2026, tanto em relação ao Estadual quanto em relação às competições nacionais?

O Campeonato Potiguar 2026 repetirá o formato de 2025, com aprovação dos clubes e apoio dos torcedores. É a prova do que foi o sucesso da última edição, um formato atrativo para o público, e que mantém o número de datas sem o prejuízo da participação das equipes em competições regionais e nacionais. Mesmo com os esforços da CBF em diminuição de datas, não foi necessário em nosso caso, pois nosso calendário permite a realização do certame sem conflito de datas com as competições nacionais e regionais. Um calendário fechado, com datas definidas, permite possibilidade de programação financeira dos clubes, e por sua vez, o investimento financeiro podendo se refletir em contratações cada vez mais eficazes. O clube tem a possibilidade de se estruturar e se organizar com calendário mais efetivo. Estamos trabalhando também na negociação dos direitos de transmissões das competições para que possamos dar um subsídio maior aos clubes no desenvolvimento do seu futebol. Em relação a participação dos principais clubes do RN em competições nacionais, o ganho com as mudanças anunciadas pela diretoria de competições da CBF é a garantia de mais uma vaga, neste caso o Laguna, à Copa do Brasil, se juntando a América e ABC. Isso porque a FNF detém a 15ª colocação no Ranking Nacional de Federações da CBF e tem direito a uma terceira vaga. Essa participação é de suma importância para os clubes, principalmente do ponto de vista financeiro. A CBF vem garantindo aumento nas cotas ano a ano, o que é importante para a gestão financeira dos clubes.

Quais as expectativas da FNF para as competições de base em 2026?

Para 2026, temos como uma das missões ampliar o fomento das competições de base, que são a o ponto de partida e de desenvolvimento para as competições principais. Uma dessas possibilidades é termos uma competição de base no Campeonato Potiguar Feminino, em formato a ser definido a depender da adesão dos clubes. Em relação ao nosso calendário do futebol de base, trabalhamos com as datas que nos são ofertadas. Isso porque nosso calendário é elaborado em consonância com a programação nacional da CBF. Importante salientar que tivemos um número de jogos expressivo em 2025: foram mais de 130 partidas realizadas nas nossas categorias de base, sendo mais de 100 delas realizadas no Estádio Juvenal Lamartine, que fica à disposição dos clubes, sem custos, com duas ambulâncias a postos com equipe médica completa. Aliado a isso, também fornecemos lanches com nosso projeto “De Bandeja”, que em 2025 distribuiu cerca de 6.600 kits de alimentação aos atletas e profissionais, reafirmando nosso compromisso com a evolução do futebol no RN, investindo não apenas na disputa esportiva, mas também no respeito, na dignidade e no bem-estar de todos os envolvidos.

Fonte: Tribuna do Norte



Nenhum comentário: