segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAZ PRIMEIRO LANÇAMENTO DO MÍSSEL METEOR PELO CAÇA F39E GRIPEN

Brasil mostra seu míssil mais poderoso em disparo inédito pelo caça Gripen

Pela primeira vez em sua história, a Força Aérea Brasileira realizou o disparo real do míssil ar-ar de longo alcance Meteor a partir do caça F-39 Gripen, considerado a aeronave de combate mais moderna da América Latina. A ação integrou o exercício técnico BVR-X, realizado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.

O objetivo central do BVR-X é desenvolver e aperfeiçoar as capacidades operacionais da FAB no emprego de armamento além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range), elemento considerado estratégico e fundamental para a soberania nacional. Nesse tipo de combate, a detecção, o rastreio e o engajamento do alvo ocorrem antes mesmo do contato visual direto entre as aeronaves.

Durante a missão, o F-39 Gripen operou em um cenário altamente desafiador, com perfis de disparo complexos e dentro de uma ampla área de exclusão aérea e marítima, totalmente monitorada por vetores da FAB em integração com a Marinha do Brasil. A aeronave executou a missão com precisão absoluta.

Segundo a FAB, foram realizados dois disparos reais contra alvos aéreos manobráveis que simularam perfis de voo de caças inimigos em alta velocidade e grande altitude, representando um ambiente de combate realista e extremo, sem margem para erro. O desempenho confirmou a plena capacidade do Gripen de confrontar e vencer ameaças aéreas em qualquer cenário de atuação da FAB.

O exercício BVR-X também representa o resultado direto da integração operacional e da transferência de tecnologia com a empresa europeia MBDA, fabricante do míssil Meteor. Esse programa vem impulsionando a capacitação de engenheiros e técnicos brasileiros.

Considerado um dos mísseis ar-ar mais letais e avançados do mundo, o Meteor possui propulsão do tipo ramjet, alcance superior a 100 km e alta resistência a manobras defensivas do alvo, ampliando significativamente o poder de dissuasão da aviação de caça brasileira no cenário internacional.

Fonte: bznotícias



Nenhum comentário: