sábado, 22 de novembro de 2025

MODELO DE MOBILIDADE URBANA: METRÔ DE TERESINA NO PIAUÍ OFERECE ALTERNATIVA MODERNA E GRATUITA DE DESLOCAMENTO NA CAPITAL

Metrô de Teresina, 35 anos: é público, é do povo — e com tarifa zero

Nesta terça (19), o Metrô de Teresina completa 35 anos de operação. Inaugurado em 19 de novembro de 1990, o sistema ferroviário da capital piauiense é um exemplo de transporte público acessível e compromisso social.

E tem um dado que muita gente não sabe — e que precisa ser comemorado:

Sabia que o Piauí é o único estado do Brasil que tem, na sua capital, um metrô/VLT com tarifa zero para toda a população?

Sim: tarifa zero. Transporte público como direito, e não como mercadoria.

Com 13,5 km de extensão, em linha singela de bitola métrica, e 11 estações de passageiros, o Metrô de Teresina já acumula números expressivos ao longo dessas três décadas e meia:

1. 10 mil dias de operação;

2. 3 milhões de quilômetros percorridos;

3. 50,4 milhões de passageiros transportados.

Atualmente, o sistema passa por um processo robusto de modernização, com obras que incluem:

1. reforma e duplicação da via permanente;

2. reconstrução e ampliação das estações;

3. construção de ponte e viadutos ferroviários;

4. implantação de sinalização automática e eliminação de passagens em nível;

5. ampliação da oficina de manutenção;

6. modernização completa da via permanente;

7. aquisição de novos VLTs;

8. urbanização e obras complementares de segurança e infraestrutura.

O objetivo dessas intervenções é consolidar um transporte ferroviário regular, seguro, pontual, confortável e eficiente, reduzindo os tempos de viagem e de espera, ampliando a demanda e fortalecendo a mobilidade urbana da capital.

A Fenametro celebra este marco e reafirma sua luta por um transporte público público, moderno e acessível, defendendo modelos como o de Teresina, que colocam a população no centro das políticas de mobilidade.

Metrô de Teresina, 35 anos: é público, é do povo — e com tarifa zero.

Fonte: Fenametro



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