Ministro Boulos
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) tomou posse nesta quarta-feira (29) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, responsável pela articulação do governo com movimentos sociais.
Durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Boulos pediu um minuto de silêncio “por todas as vítimas” da operação policial ocorrida na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. O governo do estado confirma até o momento 121 mortos, enquanto moradores da região relataram ter retirado dezenas de corpos de uma área de mata próxima.
Boulos substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava a pasta desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023. A troca de comando havia sido anunciada no dia 20 de outubro.
Com a nomeação de Boulos, Lula realiza a 13ª mudança de ministro em seu terceiro mandato, sendo a sétima apenas em 2025. Segundo especialistas, a escolha do novo titular da Secretaria-Geral busca fortalecer a interlocução do governo com os movimentos sociais, em um contexto de proximidade da eleição presidencial de 2026.
Paulistano, Boulos é uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e figura de destaque no PSOL, partido pelo qual construiu sua trajetória política.
Fonte: Gazeta Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário