terça-feira, 2 de setembro de 2025

NOTÍCIA BOA PARA O RIO GRANDE DO NORTE: MARCO LEGAL DA ENERGIA LIMPA AVANÇA NA CÂMARA FEDERAL

Câmara avança em marcos legais para energia limpa, diz Hugo Motta

Presidente da Câmara afirmou que ações são resposta às demandas da sociedade

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o Poder Legislativo atua para o avanço do Brasil no setor de energias limpas. Durante participação na 14ª edição do Fórum Nordeste, nesta segunda-feira (1º), Motta afirmou que responde às demandas da sociedade a partir do diálogo constante entre os setores envolvidos: "Em um dos grandes desafios do nosso tempo, que é a transição energética, estamos à frente do mundo. E isso não significa que devemos nos acomodar, mas, ao contrário, que devemos aproveitar essa vantagem".

Para ele, projetos de lei de grande relevância avançam no Congresso. Entre eles, o marco legal da microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica, do hidrogênio de baixa emissão de carbono, a lei reguladora do aproveitamento do potencial energético offshore, e o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten).

Ao citar a Emenda Constitucional 123/2022, responsável pelo "diferencial de competitividade em favor dos biocombustíveis", Motta defendeu a importância do etanol e dos biocombustíveis. Outro destaque positivo do presidente da Câmara foi para a Lei do Combustível do Futuro (14993/2024), que define percentual obrigatório de álcool na gasolina.

Quanto à Região Nordeste, Motta ressaltou que investimentos em infraestrutura logística, como a Transnordestina, aumentam o potencial de competitividade e fortalecem sua capacidade de assumir um papel de liderança na geração de energia limpa.

Fonte: Congresso em Foco



Nenhum comentário: