sábado, 30 de agosto de 2025

SENADO FEDERAL APROVA PROJETO QUE TORNA INAFIANÇÁVEIS CASOS DE HOMICÍDIOS COMETIDOS POR MOTORISTAS EMBRIAGADOS

Senado aprova fim da fiança para motorista embriagado que causar morte

Projeto de Fabiano Contarato (PT-ES) define que motoristas que causarem morte sob efeito de álcool, drogas ou em rachas não terão direito a fiança

O Senado aprovou na última quarta-feira (27) a proposta do senador Fabiano Contarato (PT-ES), projeto de lei 1229/2024, que torna inafiançáveis os casos de homicídio cometidos por motoristas dirigindo embriagados, sob efeito de drogas ou praticando racha ou pega.

A iniciativa é uma emenda ao projeto de lei 5490/2023, que acaba com a fiança para crimes de pedofilia. Ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, por unanimidade, e segue agora para a Câmara dos Deputados.

A medida é uma bandeira histórica do senador, que foi delegado de trânsito por 14 anos no Espírito Santo. "Esse é mais um avanço em direção a um trânsito mais seguro, de forma a preservar o principal bem jurídico a ser protegido: a vida humana", afirmou Contarato.

O senador relembrou que já é lei de sua autoria a prisão obrigatória para motoristas bêbados que provocam mortes no trânsito. Desde 2020, essa legislação acabou com a possibilidade de substituição da pena por medidas alternativas, como prestação de serviços comunitários.

"Agora demos mais um passo importante na legislação de trânsito. O motorista que matar no trânsito dirigindo embriagado, sob efeito de drogas ou praticando racha ou pega não poderá mais ser solto pagando fiança. Ele terá que responder preso até o julgamento", explicou.

Fonte: Congresso em Foco



Nenhum comentário: