quarta-feira, 23 de julho de 2025

O RIO GRANDE DO NORTE É DELAS: MULHERES SÃO MAIORIA EM EMPREENDIMENTOS NO ESTADO

RN tem mais mulheres à frente de lares e empresas que o Brasil, revela estudo

Segundo dados do Observatório do Trabalho, RN registra crescimento expressivo de mulheres como responsáveis por domicílios e ocupantes de cargos de liderança entre 2014 e 2024

Apesar dos avanços, ainda existem desigualdades estruturais a serem enfrentadas, sobretudo quando comparadas às condições de trabalho dos homens. Foto: Elisa Elsie/Arquivo ASSECOM.

A presença feminina no mercado de trabalho do Rio Grande do Norte evoluiu significativamente ao longo da última década. De acordo com o Boletim do Observatório do Trabalho e de Políticas Sociais no RN, produzido em parceria entre o Governo do Estado, por meio da SETHAS, e o DIEESE, as mulheres têm ampliado seu protagonismo tanto na chefia de domicílios quanto em cargos de liderança, com percentuais que superam as médias nacionais.

Em 2024, 56,4% dos domicílios potiguares tinham mulheres como responsáveis, frente a 37,6% em 2014. Esse dado coloca o RN acima da média brasileira, que era de 51% no mesmo ano. A PNAD Contínua, do IBGE, esclarece que o responsável pelo domicílio é a pessoa indicada pelos demais moradores como tal, não necessariamente o que detém maior renda.

O avanço também é notável na ocupação de cargos de chefia. No RN, 44,9% dos cargos de direção e gerência estavam ocupados por mulheres em 2024, enquanto no Brasil, o índice foi de 39,2%. Em 2014, essa proporção era de 34,5%, demonstrando uma trajetória de crescimento constante. Além disso, o número de mulheres em cargos de liderança no estado supera a proporção feminina no total da força de trabalho local, que era de 40%.

Apesar dos avanços, ainda existem desigualdades estruturais a serem enfrentadas, sobretudo quando comparadas às condições de trabalho dos homens. A entrada feminina em áreas historicamente masculinas e sua ascensão a posições de comando representam conquistas importantes, mas não encerram o debate sobre equidade no ambiente profissional.

Crescimento por regiões

O maior índice de mulheres responsáveis por domicílios em 2024 foi registrado na região Oeste do RN, com 60,7%. Em seguida vieram o entorno metropolitano (55,4%), a região Central (55%), Natal (54,6%) e o Agreste (54,4%).

Quadro populacional

A população do estado, no último trimestre de 2024, foi estimada em pouco mais de 3,6 milhões, o equivalente a 1,7% da população nacional. As mulheres ainda eram maioria no RN (51,3%), embora essa proporção tenha apresentado leve queda ao longo da década — em 2014, representavam 52% da população.

A pesquisa é baseada na PNAD Contínua do IBGE e compara os últimos trimestres dos anos de 2014, 2019 e 2024.

Fonte: O Poti News


Nenhum comentário: