segunda-feira, 7 de julho de 2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE APROVA CRIAÇÃO DE MAIS DE 500 CARGOS DE POLICIAL PENAL

Assembleia Legislativa do RN aprova criação de novos 556 cargos de policial penal

A Assembleia Legislativa do RN aprovou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2025, que reestrutura os cargos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O texto cria 556 novos cargos de policial penal e 60 de especialista em assistência penitenciária, além de fortalecer o quadro técnico-administrativo.

A medida atende a uma demanda urgente do sistema prisional, que enfrenta déficit de pessoal e sobrecarga estrutural. O reforço foi cobrado pelo Ministério Público, pelo Judiciário e pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF). O projeto também prevê a criação de cargos técnicos e administrativos, incluindo analistas de TI, analistas de infraestrutura, servidores especializados em contabilidade e administração. Além disso, foi aprovado o Projeto 840/2025, que detalha os cargos técnicos e os vencimentos básicos iniciais, podendo chegar a R$ 4.081,49.

O próximo concurso da Polícia Penal do RN já está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e deve oferecer 200 vagas imediatas, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual. O último concurso foi realizado em 2017, com 571 vagas. A nova seleção seguirá as regras da carreira de Policial Penal, regulamentada nacionalmente desde 2020. O reforço no efetivo e a ampliação das equipes técnicas visam melhorar a gestão, fortalecer o atendimento humanizado e ampliar a capacidade do sistema penitenciário estadual.

Fonte: Portal N10



Nenhum comentário: