quinta-feira, 31 de julho de 2025

30 DE JULHO EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM FOI COMEMORADO COM BRILHO E PRESENÇA MARCANTE DO PÚBLICO

Ceará-Mirim celebra 167 anos com brilho e grande público

A cidade de Ceará Mirim/RN viveu na noite desta quarta-feira (30) a brilhante festa de seus 167 anos de emancipação política. Um grande evento aconteceu no parque da cidade, com grande participação do público ceará-mirinense e de cidades circunvizinhas. Atrações locais e atrações nacionais estiveram no palco animando e celebrando a data.

“Estamos mantendo uma tradição! Ceará Mirim merece”, disse o prefeito Antônio Henrique.

"O brilho desta maravilhosa festa é, tão somente, da população de Ceará-Mirim", afirmou o ex-prefeito Júlio César, sempre presente na cidade.

O evento foi aberto ao público, uma grande estrutura foi preparada e a segurança garantida.

Blog 30zero7



JÚLIO CÉSAR E O PREFEITO ANTÔNIO HENRIQUE RECEPCIONAM A SENADORA ZENAIDE MAIA NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM

Antônio Henrique e Júlio César recebem a senadora Zenaide em Ceará Mirim

Durante as celebrações pelos 167 anos de Ceará Mirim, a senadora Zenaide esteve na cidade nesta quarta-feira (30), onde foi recebida pelo prefeito Antônio Henrique e pelo ex-prefeito Júlio César.

O encontro reuniu aliados políticos e lideranças locais. “É uma satisfação receber a senadora, que tem sido uma grande parceira de Ceará Mirim, e outros amigos aqui na nossa cidade”, afirmou o prefeito anfitrião.

Fonte: Blog do Bagada



NADA DE MORANGO DO AMOR: DOCERIA EM NATAL/RN LANÇA A 'PIROKA DO AMOR' SUCESSO DE VENDAS

"PIROKA DO AMOR": Doceria erótica lança sobremesa inspirada em doce que viralizou nas redes

O morango do amor virou rapidamente uma febre entre o publico brasileiro e também com influenciadores, que divulgaram a nova sobremesa em seus perfis nas redes sociais. O doce, que já seria uma versão adaptada do clássico maçã do amor, passou a ganhar versões com outras frutas e também outras formas inusitadas. 

No litoral nordestino, mais precisamente na cidade de Natal, uma doceria erótica resolveu inovar, aproveitando a viralização da sobremesa que combina morangos frescos, leite ninho e calda crocante. A versão ousada foi chamada de 'piroka do amor' e passará a ser comercializada a partir desta quinta-feira (31).

De acordo com o estabelecimento 'Pirokaria', o lançamento ocorrerá em comemoração ao dia do orgasmo, que se celebra no dia 31 de julho. O doce é composto por massa de leite ninho, morangos frescos e calda crocante vermelha.

Vale destacar que o cardápio da Pirokaria inclui uma variedade de produtos com nomes inusitados como Pirokas, Pepekas e Coozinhos, além de novidades como o picolé de chocolate belga "Chupada" e outros crepes como "Socadinha", "Khalifa", "Dedada" e "Fuça Bunda", que trazem combinações doces e salgadas feitas com massas de crepe, pão de queijo e cacau belga.

Fonte: Band News



MEDIDA CONTRA O TRABALHADOR: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DEFINE QUE INSALUBRIDADE NÃO INTEGRA CÁLCULO DE APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO

TCE-RN define que adicional de insalubridade não integra cálculo da aposentadoria de servidor público

Tribunal de Contas orienta que pagamento só pode influenciar a aposentadoria em casos específicos e com respaldo legal

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) decidiu que o adicional de insalubridade pago a servidores públicos não deve ser incluído no cálculo da contribuição previdenciária nem incorporado à aposentadoria nos casos em que se aplica o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A decisão foi tomada após consulta enviada pelo Instituto de Previdência de Portalegre (IPREV), que buscava esclarecimento sobre a legalidade da inclusão do adicional de insalubridade no cálculo previdenciário de seus servidores.

O presidente do TCE-RN, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, foi o relator do processo. O voto acolheu parcialmente os pareceres da Consultoria Jurídica da Corte e do Ministério Público de Contas. Foram respondidas duas das três perguntas feitas pelo IPREV. A segunda questão foi considerada caso concreto, o que a desqualificou como objeto de consulta formal.

O Tribunal ressaltou que, embora o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tenha autorizado a cobrança de contribuição sobre o adicional de insalubridade no setor privado, esse entendimento não se aplica aos servidores vinculados a regimes próprios. Para estes, prevalece a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a contribuição sobre parcelas de caráter temporário, como:

• adicional de insalubridade;

• adicional noturno;

• terço de férias;

• horas extras;

quaisquer outras verbas não permanentes.

Cobrança só é possível em situações específicas

O TCE-RN apontou uma exceção à regra: a contribuição previdenciária sobre o adicional de insalubridade poderá ocorrer caso sejam cumpridos três requisitos:

1. Existência de lei municipal autorizando a cobrança;

2. Opção formal do servidor por aposentadoria com base na média salarial;

3. Tributação efetiva do adicional durante o período em que foi pago.

Nessas situações, o valor do adicional pode interferir no cálculo da média salarial que compõe a aposentadoria, sem que o benefício seja incorporado de forma automática aos proventos.

A Corte reforçou que o adicional de insalubridade tem natureza transitória, sendo pago apenas enquanto o servidor desempenha atividades em ambientes insalubres. Por essa razão, não deve integrar os rendimentos da aposentadoria.

A decisão segue o entendimento já consolidado por tribunais superiores como o STF, o STJ e o Tribunal de Contas da União (TCU), e tem o objetivo de orientar os municípios e seus institutos de previdência, promovendo segurança jurídica e evitando cobranças irregulares.

Fonte: O Poti News



ENFRENTANDO AS CONSEQUÊNCIAS: BOMBADO ESTÁ NUMA CELA COM MAIS SEIS CRIMINOSOS AGUARDANDO VAGA EM PRESÍDIO

Homem que agrediu namorada em elevador está em cela com outros 6 presos aguardando transferência para presídio

Segundo Seap, ele passa pela avaliação de uma equipe multidisciplinar antes de ir para um presídio

O homem que foi preso após espancar a namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador em Natal ainda não foi transferido para um presídio. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, está no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), localizado em Parnamirim, na Grande Natal.

No CRT, Igor está recolhido numa cela junto com outros seis presos. De acordo com a Seap, o ex-jogador de basquete está passando pela avaliação de uma equipe multidisciplinar antes de ir para um presídio, onde ficará de forma definitiva à disposição do Poder Judiciário. Segundo a Seap, todos os presos passam pelo CRT antes de ir para a cadeia.

Entre os procedimentos pelos quais Igor está passando, está a realização de exames de saúde. É averiguado se ele toma remédios de uso contínuo e se está em tratamento para alguma doença. Também é atualizada a vacinação e é realizada uma avaliação psicológica. O preso também recebe orientações sobre como se comportar no sistema prisional e é avaliado por policiais penais sobre comportamento e vida pregressa. É investigado, por exemplo, sobre possível conexão com organizações criminosas – para preservação do sistema prisional.

De acordo com a Seap, Igor Cabral deverá ficar no CRT pelos próximos dias. Depois, ele será transferido para algum presídio – que ainda não está definido. De acordo com a Secretaria, só após a triagem é que se saberá o local definitivo para onde o homem será levado.

Fonte: AgoraRN



HOMEM QUE ERA SUSPEITO DE TER DISPARADO CONTRA LOCAL DO VELÓRIO DA NAMORADA DE MARCELO 'PICA-PAU' APARECE SEM VIDA NA GRANDE NATAL

Suspeito de ataque a velório de namorada de “Pica-Pau” é executado na Grande Natal

Um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira (29), na região que faz divisa entre os municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu, na Grande Natal. A vítima foi identificada como Kleyton Carneiro Simplício da Silva, de 24 anos.

De acordo com informações da Guarda Municipal de São José de Mipibu, que chegou primeiro ao local e realizou o isolamento da área, Kleyton foi retirado de dentro de casa por quatro criminosos e executado a tiros no meio da rua.

Os guardas informaram ainda que os autores do crime seriam integrantes de uma facção criminosa que era comandada por Marcelo Jhonny, conhecido como “Pica-Pau”, apontado como um dos maiores assaltantes de banco do Nordeste e morto recentemente em uma operação policial.

A execução de Kleyton pode ter relação com outro episódio criminoso: ele seria o responsável pelos disparos efetuados durante o velório de Jamilly da Silva, namorada de Pica-Pau. Essa possível ligação está sendo considerada como motivação para o assassinato.

Kleyton já tinha uma extensa ficha criminal, com passagens por roubo, tentativa de homicídio, violência e envolvimento com drogas, segundo apuração da Guarda Municipal.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal da Tropical



CAMISINHA USADA E JOGADA PELA JANELA 'ENGANCHOU' EM TELA DE OUTRO APARTAMENTO E CAUSA 'MUÍDO GRANDE' NO CONDOMÍNIO EM NOVA PARNAMIRIM

Camisinha usada gera conflito em condomínio no RN

Uma camisinha jogada pela varanda de um apartamento tem sido o assunto do momento no condomínio Panamericano, em Nova Parnamirim.

O muído tá grande por lá.

A foto do objeto devidamente utilizado e pendurado na tela de proteção de um dos apartamentos já está “correndo” nos grupos de WhatsApp.

Além de uma seboseira sem tamanho, isso mostra que a pessoa tem pouco espírito de conviver em coletividade.

Fonte: Blog João Marcolino



PROJETO DE LEI PRETENDE EXCLUIR OBRIGATORIEDADE DAS AULAS DE AUTOESCOLA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), atualmente na faixa de R$ 3,2 mil, poderá ser reduzido em até 80% para as categorias A e B – respectivamente motocicletas e veículos de passeio.

É o que prevê projeto que está sendo elaborado pelo Ministério dos Transportes, que pretende acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas.

De acordo com a pasta, o objetivo é democratizar o acesso da população à CNH, facilitando, inclusive, a qualificação para atividades profissionais, em especial para aqueles que buscam o primeiro emprego.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que, pelo projeto, as autoescolas continuariam oferecendo as aulas, ainda que não mais obrigatórias. Atualmente são exigidas, no mínimo, 20 horas de aula prática.

Já e exigência de aprovação nas provas teórica e prática dos departamentos de trânsito (Detrans) será mantida.

Inclusão

“Isso vai ser produtivo para o Brasil. Vai incluir as pessoas, porque dentro do recorte há outras exclusões ainda mais cruéis. Por exemplo, se a família tivesse o dinheiro para tirar só uma carteira, e como tirar uma custa em torno de R$ 3 a R$ 4 mil, ela escolhe tirar só do homem e muitas vezes a mulher fica inabilitada, excluída, justamente por essa condição”, justificou o ministro.

“Então, a gente precisa criar um ambiente para que as pessoas tenham condição de se formalizar, de serem incluídas”, acrescentou referindo-se a uma prática já adotada em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai.

Dados do ministério indicam que 54% da população não dirige ou dirige sem habilitação. Nesse sentido, tirar a carteira gastando menos é importante também por ajudar a aumentar a segurança no trânsito.

“Para se ter uma ideia, 45% dos proprietários de motocicletas e outros veículos de duas rodas, pilotam sem possuir CNH. Já na categoria B, 39% dos proprietários de veículos de passeio dirigem sem habilitação”, informou, em nota, o ministério.

O projeto precisa ainda passar pelo crivo da Casa Civil da Presidência da República. Caso seja aprovado, será regulamentado por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: Agência Brasil



PESQUISA CONSULT PARA O SENADO EM MAXARANGUAPE/RN: STYVENSON LIDERA COM AMPLA MAIORIA

Em Maxaranguape, Styvenson lidera para 1º voto ao Senado, aponta Consult

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult mostra que Styvenson Valentim lidera com ampla vantagem as intenções de voto para a primeira vaga ao Senado em Maxaranguape, com 40,75% das citações. Em seguida aparecem Fátima Bezerra, com 12%, Zenaide Maia, com 11%, e Álvaro Dias, com 4,75%. Coronel Hélio teve 0,5%, Babá Pereira, 0,25%, e Nina Souza não foi citada. Outros 9,25% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 21,5% não souberam responder.

Para a segunda vaga ao Senado, os números revelam um cenário de empate técnico entre Álvaro Dias, com 21,75%, e Zenaide Maia, com 16,25%. Logo após aparecem Fátima Bezerra, com 7%, e Styvenson Valentim, com 6,5%. Coronel Hélio soma 3%, Nina Souza, 1,5%, e Babá Pereira, 1,25%. Neste caso, 10% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados e 32,75% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada no dia 26 de julho de 2025, com 400 entrevistados em Maxaranguape. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Portal 96 FM



APÓS PRESIDENTE DA CBF SER ALVO DE OPERAÇÃO DA PF POR CRIME ELEITORAL ENTIDADE EMITE NOTA OFICIAL

CBF se posiciona sobre operação da PF que tem Samir Xaud como alvo

Presidente da confederação é investigado por suspeita de praticar crime eleitoral em Roraima

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se posicionou nesta quarta-feira (30) sobre a operação da Polícia Federal que tem como um dos alvos o atual presidente da entidade, Samir Xaud.

A operação da PF investiga suspeitos de praticar crimes eleitorais. Ao todo, são cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima e Rio de Janeiro.

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima", disse a CBF, em nota.

"É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações."

A investigação teve início após a apreensão de R$ 500 mil, em setembro de 2024, às vésperas das eleições municipais. Além das buscas, a Justiça autorizou o bloqueio judicial de R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

Veja a nota da CBF na íntegra

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima.

É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações.

A CBF esclarece que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial sobre o objeto da investigação. Nenhum equipamento ou material foi levado pelos agentes. O Presidente Samir Xaud permanece tranquilo e à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Fonte: CNN Esportes



DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS: FAMÍLIA MALUF VAI DEVOLVER R$ 210 MILHÕES EM ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO

Família de Paulo Maluf devolverá R$ 210 milhões após acordo com MP

O acordo foi firmado no âmbito de investigações sobre desvio de recursos públicos durante sua gestão

A prefeitura de São Paulo deverá receber R$ 210 milhões como resultado de um acordo firmado entre o MP/SP e familiares do ex-prefeito Paulo Maluf, no âmbito de investigações sobre desvio de recursos públicos durante sua gestão.

O ANPC - acordo de não persecução civil foi assinado nesta terça-feira, 29, pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital e pela Procuradoria Geral do Município. Ele envolve quatro filhos, uma ex-nora e um ex-genro de Maluf, além de uma empresa offshore com sede no Uruguai e um banco brasileiro que adquiriu ações da Eucatex, empresa com vínculos com a família.

As apurações tratam de irregularidades em contratos relacionados a obras executadas entre 1993 e 1998, como o Túnel Ayrton Senna e a Avenida Água Espraiada (hoje Avenida Jornalista Roberto Marinho). De acordo com os investigadores, os desvios à época superaram US$ 300 milhões e os valores teriam sido ocultados em contas no exterior.

O que diz a defesa de Maluf

Com fundamento na lei de improbidade administrativa (lei 8.429/92), foi celebrado acordo de não persecução civil (ANPC), tendo como partes o Ministério Público do Estado de São Paulo, o município de São Paulo e parte da família do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf.

O ANPC ainda contou com a participação, na qualidade de intervenientes-anuentes, do Banco BTG Pactual e de empresa estrangeira, detentora de ações da Eucatex, tendo em vista o interesse do Banco em adquirir as referidas ações, livres de constrições - ativos atualmente bloqueados, em razão de atos ilícitos que teriam sido praticados durante a gestão do ex-prefeito.

O acordo, que resolve as ações judiciais que tratam das obras do Túnel Ayrton Senna e da Avenida Água Espraiada em relação aos celebrantes (e que prosseguirão em relação aos demais réus), propiciará a arrecadação de R$ 210 milhões aos cofres públicos, (considerados os valores de multa e de ressarcimento), os quais serão quitados mediante pagamentos feitos pelos familiares de Maluf e, ainda, pelo depósito judicial da quantia que o BTG pagará para a aquisição das ações.

Fonte: www.migalhas.com.br



MAIS UM: DEPUTADO FEDERAL NIKOLAS FERREIRA PROTOCOLA MAIS UM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Nikolas protocola impeachment de Moraes após sanção de Trump

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) informou, nesta quarta-feira (30/7), que vai protocolar um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes após o ministro do STF sofrer sanção do governo de Donald Trump via Lei Magnitsky.

“Diante dos fatos recentes e gravíssimos, que culminaram na sanção internacional do ministro Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky – instrumento jurídico reservado a violadores de direitos humanos e corruptos, venho informar que irei protocolar mais um pedido de impeachment desse ministro, que já não representa a Justiça, mas sim o autoritarismo travestido de legalidade”, anunciou Nikolas.

“Não se trata mais de denúncia isolada. O mundo está assistindo. E agora, oficialmente, uma das maiores democracias do planeta reconhece que há no Brasil um magistrado que viola direitos fundamentais, persegue opositores e destrói as bases do Estado de Direito.

O Senado Federal, única instituição constitucionalmente capaz de julgar ministros do STF, está diante de uma encruzilhada histórica: ou cumpre sua função ou será conivente com a tirania. A omissão agora é cumplicidade direta”, disse o deputado.

Fonte: Agência Senado



NA ITÁLIA DEPUTADO QUE ENTREGOU CARLA ZAMBELLI AS AUTORIDADES DIZ QUE ESTÁ SOFRENDO AMEAÇAS

Deputado italiano diz que sofre ameaça por ter localizado Zambelli

Angelo Bonelli conta como informou à polícia o paradeiro da deputada brasileira em Roma e relata ter recebido ameaças de morte após a prisão

O deputado italiano Angelo Bonelli, da Aliança dos Verdes e da Esquerda, detalhou como comunicou à polícia nacional italiana o paradeiro da deputada brasileira Carla Zambelli (PL-SP), presa nesta terça-feira (29) em Roma.

Em nota (veja a íntegra mais abaixo), Bonelli contou que recebeu a informação sobre a localização da parlamentar às 18h40 (horário local) e, pouco depois, às 19h50, entregou os dados às autoridades. Às 21h, a polícia confirmou que Carla Zambelli estava no endereço fornecido por ele: um apartamento no bairro Aurélio, em Roma.

O parlamentar contesta a versão difundida pela defesa da brasileira de que ela se entregou voluntariamente à polícia para pedir asilo político. Ele afirmou ainda, em nota, que tem sofrido ameaças de morte por parte de apoiadores da deputada.

"Tenho recebido mensagens de ameaça nas redes sociais, inclusive de morte, em relação a este caso."

Zambelli era considerada foragida pela Justiça brasileira desde que deixou o país, em junho, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão. A parlamentar foi sentenciada por coordenar uma invasão aos sistemas digitais do Conselho Nacional de Justiça, ao lado do hacker Walter Delgatti. A Corte também determinou a perda de seu mandato, ainda pendente de análise na Câmara dos Deputados.

A deputada deixou o Brasil no fim de maio e, nos Estados Unidos, declarou que se mudaria para a Itália, onde, por ter cidadania italiana, seria "intocável".

"Preciso ser cidadão, agora que a Justiça e o governo tomaram uma decisão", escreveu o parlamentar. "Cumpri meu dever como cidadão, ao contrário daqueles que, usando a cidadania italiana, se declararam intocáveis, como a própria Carla Zambelli", reiterou Bonelli.

A prisão "é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália", informou a PF. A deputada "será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário".

No fim de semana, a brasileira publicou um vídeo afirmando que vive como "exilada política" e alegando ser vítima de perseguição.

O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição da deputada, que também deve perder o mandato na Câmara. Caberá agora à Justiça italiana decidir se mandará Zambelli de volta ao Brasil, se ela cumprirá a pena na Europa ou se será posta em liberdade.

Fonte: Congresso em Foco



"SOU VINTE VEZES MELHOR QUE O BOLSONARO": PRESIDENTE LULA EM ENTREVISTA AO THE NEW YORK TIMES

Se Trump me conhecesse, saberia que sou melhor do que Bolsonaro, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao New York Times publicada nesta quarta-feira (30), que se Donald Trump (Partido Republicano) o conhecesse, saberia que ele é “20 vezes melhor” que Jair Bolsonaro (PL).

A declaração do presidente foi feita a 3 dias do prazo dado pelo presidente dos Estados Unidos para que as tarifas de 50% contra os produtos brasileiros entrem em vigor —1º de agosto.

Em 9 de julho, ao divulgar a imposição das medidas, por meio de carta destinada a Lula, Trump mencionou como uma das justificativas o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que é réu em uma ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022.

“Honestamente, não sei o que o Trump ouviu sobre mim. Mas, se ele me conhecesse, saberia que sou 20 vezes melhor [do que Bolsonaro]”, afirmou o presidente.

Durante a entrevista concedida na terça-feira (29) no Palácio da Alvorada, em Brasília, Lula também declarou que o povo brasileiro e o povo norte-americano “não merecem ser vítimas da política, se a razão pela qual o presidente Trump está impondo essa tarifa ao Brasil é por causa do processo” contra Bolsonaro.

“O povo brasileiro vai pagar mais por alguns produtos, e o povo norte-americano vai pagar mais por outros produtos. E eu acho que a causa não justifica isso. O Brasil tem uma Constituição, e o ex-presidente está sendo julgado com pleno direito à defesa”, afirmou.

Fonte: Poder 360



ABSURDO: ESTADOS UNIDOS ENQUADRAM O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES NA LEI MAGNITSK

EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky, usada pelos EUA para punir estrangeiros

O governo dos Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira (30) o ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnisky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros.

Por ora, o anúncio feito pelo governo americano se limita à revogação dos vistos do ministro, de “seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos”, segundo Rubio.

Para justificar a medida, o secretário americano citou o processo que corre no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é tornou réu por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.

Em maio, durante uma audiência na Câmara dos EUA, Rubio foi questionado por um parlamentar trumpista se o governo considerava aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky.

“Isso está sendo analisado neste momento, e há uma grande, grande possibilidade de que aconteça”, disse o secretário, à época.

Entenda a lei Magnitsky

A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções a cidadãos estrangeiros. O objetivo é punir pessoas acusadas de violações graves de direitos humanos ou de corrupção em larga escala.

A legislação foi criada em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu na prisão após denunciar um esquema de desvio de dinheiro por membros do governo da Rússia.

O texto foi aprovado pelo Congresso americano e sancionado pelo então presidente Barack Obama em 2012.

Inicialmente, a proposta visava punir oligarcas e autoridades russas envolvidas na morte do advogado.

Em 2016, houve o entendimento de que a lei poderia ser usada também em outros casos de corrupção, vínculos com o crime organizado e violações mais amplas de direitos humanos.

No mesmo ano, a legislação foi ampliada e passou a ser considerada de alcance global.

Desde então, dezenas de pessoas já foram alvo de sanções com base na Lei Magnitsky.

Fonte: g1.com



PRESIDENTE AMERICANO CUMPRE PROMESSA E APLICA LEI MAGNITSK EM DESFAVOR DE ALEXANDRE DE MORAES

Lei Magnitsky: o que acontece com quem for alvo dela?

O governo dos Estados Unidos aplicou, nesta quarta-feira (30), a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. A informação de que a lei seria aplicada hoje foi antecipada por Lourival Sant'Anna, da CNN Brasil.

A medida é considerada por especialistas como um salto brusco em relação às retaliações do republicano, depois de estabelecer taxas de 50% aos importados brasileiros e o cancelamento do visto para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e alguns membros do governo federal.

A legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país e morreu em uma prisão de Moscou, em 2009. A aprovação da lei se deu em 2012, durante o governo de Barack Obama.

A medida permite que os EUA imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos, como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Para que a Lei Magnitsky seja utilizada, o presidente dos EUA deverá apresentar provas de infrações ao Congresso americano, o que pode incluir notificações extrajudiciais e provas de violação dos direitos humanos.

A lei prevê aplicação para agentes que reprimem denúncias de corrupção, limitam liberdades fundamentais e atuam contra eleições democráticas.

Quem pode ser punido pela lei?

As sanções aplicadas contra indivíduos estrangeiros são determinadas pelo Executivo americano, após apresentar provas confiáveis de infrações, incluindo execuções extrajudiciais, tortura e outras violações graves dos direitos humanos.

Essas medidas podem ser impostas a agentes que reprimem denúncias de corrupção, cerceiam liberdades fundamentais ou atuam contra eleições democráticas.

Funcionários de governos e seus associados podem ser sancionados caso estejam envolvidos em esquemas de corrupção significativa, como desvio de recursos públicos, suborno e lavagem de dinheiro.

A lei também prevê punições para quem financiar ou apoiar materialmente essas atividades ilícitas, garantindo que os responsáveis sejam impedidos de movimentar bens e acessar o sistema financeiro dos EUA.

Os alvos da Lei Magnitsky são incluídos na lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list) do Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC, na sigla em inglês).

Quais são as sanções previstas?

Quem entra na lista enfrenta uma série de sanções financeiras, além de ter o visto cancelado e ser proibido de entrar nos EUA. Essas medidas são usadas contra pessoas, empresas ou organizações envolvidas em crimes financeiros ou violações de direitos humanos.

Conforme explicou à CNN Priscila Caneparo, especialista em Direito Internacional, trata-se de "uma morte fiscal do CPF", em que o primeiro ato é o congelamento de bens no exterior que o indivíduo possui, sejam móveis, investimentos ou participações em empresas nos Estados Unidos.

"Tudo isso é bloqueado imediatamente e, depois, vem as restrições bancárias e de crédito. Os bancos internacionais evitam qualquer relacionamento com o indivíduo sancionado, porque senão eles ficam restritos ao sistema internacional e ao dólar", disse.

Desta forma, caso um ministro do STF seja enquadrado na lei, por exemplo, ele poderá ter dificuldade em receber o seu salário emconta bancária e fazer movimentações financeiras.

Caneparo afirmou que há algumas soluções neste caso. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, por ser uma autarquia não sofreria penalizações em razão da manutenção dos recursos do indivíduo sancionado.

Quais as possibilidades de defesa?

Aquele que for enquadrado pode optar por algumas formas de defesa, conforme destacou à CNN o professor da UNB (Universidade de Brasília) Vladimir Aras.

"Existem algumas maneiras de defesa, a primeira delas é do ponto de vista administrativo, pois existe um procedimento em que o indivíduo diz ao OFAC o porquê não deveria receber tal sanção e pede a exclusão dessa imputação", disse.

Outras formas de tentar reverter a medida requerem alguns pré-requisitos ou são mais complexas, por se tratarem de alternativas que ainda são estudadas em outras partes do mundo, como é o caso da União Europeia.

"A segunda maneira é a defesa judicial, em que o indivíduo entra em juízo na Justiça dos Estados Unidos. Mas, para, isso precisaria haver algum vínculo com o país, por exemplo, um imóvel em território americano. Existem casos que reconheceram a impugnação dessas medidas por comprovar o vínculo e o impacto", pontuou.

"A terceiro forma de defesa é um mecanismo mais complexo, foi pensado pela União Europeia em 1996 e existe para proteger dentro do território europeu as empresas sancionadas. É uma lei extraterritorial que se contrapõe às sanções norte-americanas e blinda as empresas que operam no mercado europeu de seus efeitos. Há conversas para expandir essa lei e proteger também autoridades internacionais que estejam na Europa", concluiu.

Fonte: CNN Brasil



SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EMITE NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

STF divulga nota em solidariedade a Moraes: ‘não se desviará de seu papel de cumprir a Constituição’

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quarta-feira (30) nota em apoio ao ministro da Corte Alexandre de Moraes, alvo de sanções pelo governo dos Estados Unidos.

No texto, o STF manifesta solidariedade a Moraes e destaca que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro – mencionadas no anúncio feito pelo governo americano – “foram confirmadas pelo Colegiado competente.”

“O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo”, diz o texto.

O texto lembra que durante a investigação foram encontrados “indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.”

Na nota, o STF ressalta que “o julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional”.

Repercussões

Nesta quarta, o governo americano divulgou a inclusão de Moraes na lista da chamada Lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

“Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores”, disse o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) divulgou nota criticando a interferência estrangeira em assuntos internos do país.

“A soberania das instituições do Brasil e as decisões referendadas por elas não podem ser atacadas sem uma célere indignação dos homens públicos do nosso país, ainda mais diante de flagrante casuísmo”, afirmou.

Fonte: g1.com



DONALD TRUMP DIMINUI A LISTA DA TAXAÇÃO E DEIXA DE FORA PRODUTOS QUE CONVÉM AOS ESTADOS UNIDOS

Exclusivo: Veja os produtos brasileiros que ficaram fora da taxação de 50%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou o decreto de taxação de 50% aos produtos brasileiros, mas não incluiu todos os itens.

Entre os que ficaram de fora da relação, está aqueles que são importantes para a economia americana e que não são produzidos lá.

Vejam a lista: 

- Suco de laranja congelado e não congelado;

- Silício metálico;

- Ferro-gusa;

- Aeronaves civis e seus componentes;

- Alumínio metalúrgico;

- Minério de estanho;

- Celulose;

- Metais preciosos;

- Produtos energéticos e fertilizantes.

Fonte: UOL Notícias



EDUARDO BOLSONARO COMEMORA A APLICAÇÃO DA LEI MAGNITSK CONTRA O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por aplicar Lei Magnitsky contra Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março, agradeceu Donald Trump pela aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (30).

“Eu queria aqui agradecer ao presidente Donald Trump, o secretário de Estados Marco Rubio e a todas as autoridades que se envolveram diretamente nessa tomada de decisão, reconhecendo e tendo a sensibilidade de olhar par ao Brasil e entender as diversas violações de direitos humanos em curso”, disse o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.

O parlamentar afirmou ainda que, desde que decidiu ficar nos EUA, tinha o objetivo de “sancionar Alexandre de Moraes”.

“Hoje, eu tenho a sensação de missão cumprida […]. Essa medida, vale lembrar, não é fim de nada, mas é apenas o primeiro passo para que existam meios suficientes para que a gente possa resgatar a nossa democracia, a harmonia entre os Poderes e a normalidade das instituições”, finalizou Eduardo.

Em manifestação à sanção ao magistrado do STF, Paulo Figueiredo, jornalista que está nos Estados Unidos com Eduardo Bolsonaro e também se coloca como o interlocutor da Casa Branca, publicou, nas redes sociais: “missão cumprida”.

Em um comunicado justificando a aplicação da Lei Magnitsky, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.

“De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, adicionou.

“Violador dos direitos humanos”

Em nota conjunta de Eduardo e Paulo, divulgada à imprensa nesta tarde, o deputado afirma que Moraes “é um violador de direitos humanos” e que a sanção aplicada ao magistrado “é histórica”.

“As sanções financeiras são duras — mas ainda leves diante do que Moraes impôs a milhares de brasileiros inocentes […] O custo de apoiar Alexandre de Moraes, seja por omissão, cumplicidade ou conveniência, será insuportável. Para os indivíduos e também para suas famílias. Chegou a hora da escolha: estar com Moraes, ou com o Brasil”, diz outro trecho do comunicado.

Fonte: CNN Internacional



quarta-feira, 30 de julho de 2025

PROJETO “À VONTADE” ASSUME A PROGRAMAÇÃO MUSICAL DOS 167 ANOS DE CEARÁ-MIRIM DESTE DIA 30/07

Mudanças no show de hoje em Ceará-Mirim, mas a alegria e a animação serão as mesmas

A Prefeitura de Ceará-Mirim informa que, em razão do trágico acidente que vitimou uma integrante da equipe do cantor Pablo, o show do artista – que seria uma das atrações do aniversário de 167 anos de emancipação política do município – está oficialmente cancelado.

Em solidariedade a Pablo, seus familiares, equipe e fãs, reforçamos nosso respeito e sentimentos diante deste momento de dor e luto.

Diante da situação, a Prefeitura anuncia que o show de encerramento da programação será mantido com uma nova atração: o Projeto À Vontade, reunindo três grandes nomes da música nordestina – Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo – em uma apresentação especial, que promete emocionar e animar o público com muito forró, sofrência e tradição.

As comemorações continuam na quarta-feira (30) com uma programação diversificada ao longo do dia. Às 16h, será celebrada a Missa de Ação de Graças no Santuário Nossa Senhora da Conceição, um momento especial de fé em homenagem ao aniversário da cidade.

Mais tarde, a partir das 20h, o Parque da Cidade volta a ser palco de grandes apresentações. Estão confirmados os shows de Henry Freitas, À Vontade, Luiz Almir, Amazan e Fernandinha, encerrando com chave de ouro as festividades pelos 167 anos de Ceará-Mirim.

Blog 30zero7



APRESENTAÇÃO DO CANTOR PABLO EM CEARÁ-MIRIM É CANCELADA DEVIDO A TRAGÉDIA OCORRIDA COM SUA DIRETORA DE MARKETING

Pablo cancela show em Ceará-Mirim após morte trágica de diretora de marketing

O cantor Pablo anunciou nesta quarta-feira (30) o cancelamento de quatro shows que aconteceriam entre o fim de julho e o início de agosto, após a morte de sua diretora de marketing e gestora das redes sociais, Dayana Nataly Bezerra Lima, de 37 anos.

Foram canceladas as apresentações em:

Ceará-Mirim (RN – 30/7)

Amarante do Piauí (PI – 1/8)

Coari (AM – 2/8)

São Sebastião do Uatamã (AM – 3/8)

“A decisão foi tomada em respeito ao momento de luto e consternação vivenciado por toda a nossa equipe, após o trágico acidente que resultou em uma perda irreparável para nós”, informou a equipe de Pablo.

Em nota, o cantor também lamentou a perda: “Day era mais que uma colaboradora. Era amiga, companheira de estrada e parte essencial da nossa equipe. Estamos profundamente abalados com essa tragédia”.

Em Ceará-Mirim, onde Pablo se apresentaria nesta terça-feira (30), o show foi substituído pelo projeto À Vontade, com os artistas Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado.

Dayana morreu na tarde de terça-feira (29), em um acidente de carro na Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que ela estava saiu da pista e capotou por volta das 16h30, no município de Amélia Rodrigues, a cerca de 30 km de Feira de Santana.

Ela retornava para Salvador após compromissos profissionais com Pablo relacionados ao projeto Bodega do Pablo, que será apresentado na capital baiana no dia 16 de agosto.

Outros dois homens, incluindo o motorista, também estavam no carro. Eles ficaram feridos e foram levados a uma unidade de saúde da região. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Além do trabalho com Pablo, Dayana também era sócia de uma empresa de marketing digital que prestava serviços a artistas como a banda É o Tchan.

Fonte: Portal 96 FM



CEARÁ-MIRIM 167 ANOS: CORAÇÃO PULSA MAIS FORTE TERRA DE ENCANTOS MIL

Ceará-Mirim 167 anos de história, carinho, amor e glórias mil

Terra dos verdes canaviais e dos imponentes casarões, Ceará-Mirim celebra 167 anos de Emancipação Política com a força de sua história e o orgulho de seu povo. Um legado que pulsa na alma de cada ceará-mirinense!

Nossa cidade merece todos os vivas, todos os afagos, o cantar em verso e prosa, que cada cidadão, por onde quer que esteja, deseje e expresse por esta cidade brasileira e de nosso coração.

Esta terra abençoada, idolatrada, miragem do 'patu', cidade aquarela de seus artistas e de sua gente acolhedora, hoje o coração bate mais forte. Nossa belíssima história há de se perpetuar por gerações e mais gerações.

O tempo urge, mas nossa cidade sempre será essa terra bucólica, dos verdes coqueirais e dos canaviais!

Terra de encantos mil! Somos 30 de julho!

Blog 30zero7