Com Carlos Bolsonaro candidato por Santa Catarina, Senado pode ter 4 Bolsonaros em 2027
Ex-presidente busca composição para ter maior número de aliados eleitos. Se plano der certo, bancada dos Bolsonaros seria superior à de qualquer estado
O ex-presidente Jair Bolsonaro já articula a estratégia para 2026 com uma novidade: a inclusão do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) na lista de candidatos ao Senado. Com isso, ele teria a possibilidade de emplacar quatro integrantes da família na Casa Alta do Congresso. Além de Carlos, Michelle e Eduardo se juntariam a Flávio, que já é senador. Embora esteja bem acordado com a cúpula do PL, o planejamento esbarra em queixas de aliados e críticas de catarinenses.
Até o início do ano, a ideia do ex-presidente era lançar o filho 02 à Câmara dos Deputados. Entretanto, o jogo mudou após incentivos de aliados, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que vinha aconselhando Bolsonaro publicamente a investir no Senado, e de pesquisas que indicam possibilidade de vitória de Carlos Bolsonaro. Com a ideia em mente, faltava escolher o estado pelo qual o vereador seria lançado candidato.
Nas conversas o com a cúpula do PL, surgiram ao menos três opções de estado: Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. A partir daí foi feita uma conta complexa na qual cada nome com potencial de vitória foi levado em consideração em um xadrez eleitoral que evitasse o mínimo possível de disputa entre os próprios bolsonaristas. No Paraná, por exemplo, se Carlos saísse candidato, haveria uma disputa com o deputado Filipe Barros (PL-PR).
Nesse cenário, a melhor composição foi formada em Santa Catarina. Lá, a chapa de reeleição do governador Jorginho Mello (PL) seria com Carlos e a deputada Caroline De Toni (PL) como candidatos ao Senado. Mas há um acordo em curso entre o PL e o PP para que Bolsonaro apoie a reeleição de Esperidião Amin. Se mantido, o ex-presidente apoiará Carlos e Amin. E a deputada disputaria reeleição na Câmara.
Fonte: Jota.info

Nenhum comentário:
Postar um comentário