sexta-feira, 30 de maio de 2025

PAPA LEÃO XIII TEM ENCONTRO COM PADRE CÍCERO EM ROMA PARA REVERTER PUNIÇÃO ECLESIÁSTICA

O encontro do Padre Cícero com o Papa Leão XIII

Um fato assaz interessante. O antecessor de nome do Papa Leão XIV, o Papa Leão XIII, teve uma relação até de certo modo importante com a história do Ceará. Isso porque em 1898, o Papa Leão XIII recebeu em Roma o Padre Cícero Romão Batista, que foi tentar reverter uma punição que havia recebido da Igreja.

Padre Cícero foi uma importante figura política e religiosa no Ceará estando ligado à episódios importantes da história do Ceará, como a “Sedição de Joaseiro (como era a grafia de Juazeiro do Norte à época)”.

O “Padim Ciço” estava suspenso das atividades eclesiásticas por conta dos acontecimentos com a beata Maria de Araújo, no “milagre da hóstia”, que supostamente teria se transformado em sangue na boca da beata. E viajou até Roma para obter a absolvição papal, que até veio, mas foi revogada pouco tempo depois, em 1899.

Só em 2006 o Cardeal Ratzinger, que viria se tornar o Papa Bento XVI, autorizou a reabertura de estudos sobre o assunto. Em 2015, o Papa Francisco anunciou a reconciliação do Padre Cícero com a Igreja. E em 2022 o Papa Francisco autorizou o início do processo de beatificação de Cícero Romão Batista.

Fonte: João Flávio CE


Nenhum comentário: