Natal sedia primeira edição da Expo Minera Nordeste nesta semana
Evento contará com mostra gratuita aberta ao público, com projetos e inovações do setor mineral
Natal será palco da primeira edição da Expo Minera Nordeste entre os dias 6 e 8 de maio, evento que promete reunir cerca de mil participantes no Centro de Convenções da capital potiguar. Com cerca de 30 expositores confirmados, incluindo mineradoras, projetos em operação e instituições parceiras, a iniciativa busca integrar os setores público, privado e o terceiro setor em torno dos desafios e das potencialidades da mineração no Nordeste.
A realização do evento em Natal reflete o momento estratégico vivido pela atividade mineral na região. “Constatou-se que na região há o potencial mineral. O Nordeste tem capacidade de ampliar e ser cada vez mais competitivo logisticamente”, afirma Caio Fernandes, engenheiro de minas e presidente da comissão organizadora. Ele destaca ainda o crescimento da mineração no Rio Grande do Norte, com destaque para os projetos de ouro em Currais Novos e de ferro em Tangará e Serra Caiada, que já estão em operação e atraem investimentos internacionais.
Durante os três dias de programação, os participantes terão acesso a debates sobre geologia, novos projetos, políticas públicas, sustentabilidade, segurança do trabalho e transição energética. Um dos pontos centrais da conferência será o papel da mineração no avanço das energias renováveis, especialmente com o uso de minerais estratégicos como lítio e cobre.
“Com o investimento de infraestrutura e de logística, a gente vai ser cada vez mais competitivo nos projetos para escoar nossa produção, que é uma das discussões de um dos painéis que vai falar sobre esses desafios”, destaca Caio.
Além das conferências técnicas e painéis temáticos, a Expo Minera Nordeste oferecerá uma exposição gratuita aberta ao público. Nessa área, empresas apresentarão soluções tecnológicas, projetos inovadores e cases de sucesso aplicados no Brasil e no exterior.
A proposta do evento vai além da geração de negócios. “A ideia é cada vez mais promover o desenvolvimento sustentável do setor, unindo segurança, desenvolvimento social e crescimento econômico”, completa Caio Fernandes.
Fonte: Portal Poti News

Nenhum comentário:
Postar um comentário