Afinal, Por Que os Homens Amam Seios? Ciência Responde
Pesquisadores da Universidade de Wroclaw, na Polônia, afirmam ter encontrado evidências de que a preferência masculina por seios é uma característica biológica inata, e não um produto do condicionamento social ocidental. O estudo, publicado no Archives of Sexual Behaviour, buscou esclarecer se essa atração reflete uma predisposição natural ou é resultado de um sistema patriarcal que sexualiza mulheres.
“O que podemos dizer é que os seios são naturalmente sexy. Homens gostam de seios”, declarou Michal Stefanczyk, autor do estudo. Para investigar a questão, a equipe analisou a tribo Dani, da Nova Guiné Ocidental, onde, até 20 anos atrás, era comum que as mulheres andassem de topless. Os pesquisadores entrevistaram 40 homens mais velhos, que cresceram nesse contexto, e 40 homens mais jovens, que amadureceram após a influência da cultura ocidental, que levou as mulheres a se cobrirem mais.
Os cientistas descobriram que a exposição frequente a seios nus não diminuiu a atração masculina por eles. “Os dois grupos não diferiam em termos de frequência com que tocavam os seios de suas parceiras durante a relação sexual ou de quão excitados se sentiam ao ver seios femininos nus”, escreveram os autores. Stefanczyk concluiu que a valorização dos seios não é um subproduto da cultura ocidental, mas sim uma característica biológica.
Pesquisadores há muito teorizam que os seios evoluíram como um sinal de juventude e fertilidade. Estudos anteriores também sugerem que homens preferem seios grandes e uma alta proporção de quadril para cintura, embora essas ideias tenham sido contestadas recentemente por matemáticos. Apesar disso, os participantes do estudo afirmaram que essas características não eram determinantes na escolha de uma parceira para a vida.
Stefanczyk enfatizou que o estudo não faz julgamentos de valor sobre a fixação masculina por seios. “É o que é, mas se concordamos que é natural, vamos pensar no que podemos fazer a respeito disso”, afirmou. Steve Stewart-Williams, professor de psicologia na Universidade de Nottingham Malaysia, considerou o estudo “persuasivo”. “Sempre me pareceu implausível que a cultura ocidental tenha criado aleatoriamente uma obsessão masculina por seios”, disse ele.
No entanto, outros estudos indicam que a atração por seios não é universal. Uma pesquisa de 1951 sobre 191 culturas revelou que apenas 13 delas consideravam seios sexualmente importantes para homens, sendo que nove preferiam seios grandes. Esses dados sugerem que, embora a preferência por seios seja comum, ela pode variar entre diferentes contextos culturais.
O estudo polonês reforça o debate sobre as origens da atração masculina por seios, destacando a complexidade das interações entre biologia e cultura. Enquanto isso, a discussão continua a gerar reflexões sobre como essas preferências moldam percepções e comportamentos sociais.
Fonte: Gazeta Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário