terça-feira, 4 de março de 2025

PORTO DE NATAL SERÁ ARRENDADO À INICIATIVA PRIVADA E INVESTIMENTOS SERÃO FEITOS PARA MODERNIZAÇÃO

Arrendamento do Porto de Natal pode chegar a R$ 29,2 milhões


Área de 21,4 mil metros quadrados será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) recebe até o dia 2 de abril contribuições para o processo de arrendamento do terminal NAT01, no Porto de Natal. A área de 21,4 mil metros quadrados será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. A data da sessão pública virtual sobre a licitação ainda será definida.

O contrato de arrendamento terá duração de 15 anos, com possibilidade de prorrogação, e prevê um investimento de R$ 29,23 milhões na operação do terminal. As minutas jurídicas e os documentos técnicos da consulta pública estão disponíveis para consulta pública.

Modernização portuária no Nordeste

O arrendamento do terminal faz parte de um plano mais amplo de investimentos no setor portuário do Nordeste, que receberá cerca de R$ 4 bilhões até 2026. O objetivo é ampliar e modernizar terminais em diferentes estados, com foco em granéis sólidos e líquidos, contêineres e infraestrutura para passageiros.

Em âmbito nacional, o governo federal estima investir R$ 20 bilhões no setor portuário até 2026. Desse total, R$ 3,929 bilhões serão aplicados em 13 projetos distribuídos por sete portos nordestinos, incluindo o Porto de Natal.

O Porto de Natal desempenha um papel estratégico na economia do Rio Grande do Norte e do Nordeste, facilitando o escoamento de produtos como sal e trigo. O arrendamento do NAT01 busca ampliar a movimentação de granéis sólidos, como minério de ferro, e fortalecer a participação do terminal no comércio internacional.

A iniciativa também visa recuperar a movimentação de cargas, que teve queda de 13,24% em 2024. A movimentação de contêineres sofreu uma redução ainda maior, de 84,81%, após a saída da CMA CGM, principal operadora do terminal gerido pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Parte dessas operações foi redirecionada para portos cearenses, impactando a exportação de frutas frescas para a Europa.

Desenvolvimento do Porto

Além do NAT01, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Natal, publicado em março de 2024 pela Codern, prevê uma série de melhorias na infraestrutura.

Entre as ações planejadas estão:

Aprofundamento do canal de acesso e ampliação da bacia de evolução, permitindo a atracação de navios de maior porte.

Requalificação do Pátio Sul, que poderá receber operações multipropósito, abrangendo cargas gerais e conteinerizadas.

Estudos para superar desafios estruturais, como a limitação da Ponte Newton Navarro para navios de grande porte e a necessidade de dragagem no canal de acesso.

A Codern também recebeu uma Manifestação de Interesse de Arrendamento para o Pátio Sul, o que pode contribuir para diversificar as operações do porto e atrair novos investimentos.

Fonte: Portal Poti News


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