PF prende dois brasileiros deportados dos EUA ao pousarem no Brasil por roubo e tráfico de imigrantes
A Polícia Federal prendeu dois brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e desembarcaram em Fortaleza, Ceará, na manhã desta sexta-feira (21). Um dos detidos responde por roubo, enquanto o outro é acusado de ser “coiote”, responsável por levar imigrantes ilegalmente para outros países.
Os dois detidos eram foragidos da Justiça brasileira e foram identificados pela Interpol durante o voo de deportação. “Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros que estavam na lista da Interpol, que é um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos previamente os dados, e eles foram conduzidos até a nossa viatura para cumprimento desse mandado de prisão”, afirmou o policial federal Simões de Oliveira Franco.
Os presos desembarcaram antes dos demais passageiros e não foram algemados. Após os procedimentos legais no Instituto Médico Legal (IML), eles serão encaminhados ao sistema penitenciário estadual, onde aguardarão a decisão da Justiça sobre o estado em que cumprirão suas penas.
O voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil às 10h50. Entre os deportados, estavam nove crianças e dois idosos. A Secretaria de Direitos Humanos do Ceará informou que os brasileiros chegaram “machucados emocionalmente” e estão recebendo apoio psicológico, social, além de produtos de higiene e alimentação.
Este foi o terceiro voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos a chegar ao país neste ano. Ao todo, 199 brasileiros em situação de imigração ilegal já foram deportados para o Brasil em 2025.
Fonte: Gazeta Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário