quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

BENS APREENDIDOS EM CASA DE EMPRESÁRIO ACUSADO DE SUPOSTA PIRÂMIDE FINANCEIRA SÃO DE ALTO LUXO E DINHEIRO EM ESPÉCIE

Carrões de luxo, dinheiro, joias e até bola autografada por Pelé: Veja itens encontrados em operação da PF em Natal

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou hoje a Operação Pleonexia, visando desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados diversos itens de luxo, incluindo uma bola autografada por Pelé, uma vasta coleção de tênis de grife e correntes de ouro.

As buscas ocorreram em Natal, Barueri e Goiânia, com 52 policiais federais e 12 servidores da Receita Federal mobilizados para executar um mandado de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.

A investigação tem como alvo a empresa Alpha Energy Capital, que captava recursos de investidores sob a promessa de rendimentos elevados, supostamente obtidos por meio da comercialização de créditos de energia solar. A empresa anunciava rendimentos mensais entre 4% e 5%, mas as apurações revelaram que esse modelo era insustentável e apresentava fortes indícios de fraude.

No material publicitário, a empresa divulgava a existência de onze usinas solares com capacidade de geração de 1.266.720 kWh/mês, entretanto, as investigações indicaram que apenas uma usina estava efetivamente conectada à rede de distribuição, gerando apenas 28.325 kWh. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que a empresa não possui outorga para operar no setor, e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que a companhia não está registrada para atuar no mercado de contratação de energia.

As investigações demonstraram que grande parte dos recursos captados era desviada para a aquisição de imóveis, veículos de luxo, joias e artigos de alto valor, como os encontrados durante a operação. O esquema movimentou mais de R$ 151 milhões, envolvendo aproximadamente 6.300 investidores espalhados por 732 municípios brasileiros. Como medida cautelar, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de cerca de R$ 244 milhões em bens dos investigados para garantir a possibilidade de ressarcimento das vítimas e pagamento de eventuais penalidades.

O líder do esquema, preso preventivamente hoje, possui histórico criminal, incluindo condenação por tráfico internacional de drogas e processos por estelionato e lavagem de dinheiro. Em 2021, ele foi apontado como responsável por uma fraude envolvendo uma plataforma de apostas esportivas. Para ocultar sua participação na Alpha Energy Capital, utilizava intermediários na divulgação e na formalização dos contratos fraudulentos.

A Operação Pleonexia leva o nome de um termo grego que significa "ganância excessiva", refletindo o objetivo do grupo de obter vantagens financeiras ilícitas em detrimento de milhares de investidores. Para identificar todas as vítimas e mensurar os prejuízos, a Polícia Federal disponibiliza um canal online para comunicação de informações relacionadas aos crimes investigados.

Fonte: Portal 96 FM


Nenhum comentário: