Reino Unido começa a exigir novo documento de turistas brasileiros
A partir desta quarta-feira (08), brasileiros precisarão de uma autorização de viagem eletrônica (ETA) para entrar no Reino Unido. A medida, que afeta todos os portadores de passaportes comuns, oficiais e diplomáticos, exige o pagamento de uma taxa de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 77, com base na cotação de 6 de janeiro) e tem validade de até dois anos.
A exigência de ETA não se aplica apenas ao Brasil, mas também a cidadãos de outros países não europeus que estão isentos de visto para o Reino Unido. A medida vem sendo implementada de forma gradual, com viajantes do Catar, por exemplo, já tendo que obter a autorização desde outubro de 2023.
O ETA permite que os viajantes permaneçam no Reino Unido por até seis meses para atividades como turismo, visita a familiares ou amigos, negócios, cursos acadêmicos de curta duração, trabalho no setor criativo (por até três meses com visto específico) e outras atividades permitidas, como trabalhos remunerados pré-aprovados. Para estadias superiores a seis meses, é necessário solicitar um visto.
O processo de solicitação do ETA é simples e totalmente digital. Uma vez aprovado, o ETA será vinculado ao passaporte do viajante, e não será necessária uma cópia impressa, embora o governo britânico recomende imprimir o e-mail de confirmação da autorização. Caso o viajante obtenha um novo passaporte, será necessário solicitar um novo ETA. É importante notar que o ETA não garante a entrada no Reino Unido, sendo necessário passar pelo controle de imigração na chegada.
Para obter a autorização, os interessados devem acessar o site do governo britânico ou baixar o aplicativo para iPhone ou Android. A solicitação é feita individualmente, mas pode ser realizada por terceiros, como no caso de crianças. O processo leva cerca de 10 minutos e exige o envio de uma foto do passaporte e do rosto, além do preenchimento de algumas perguntas, sem a necessidade de fornecer detalhes da viagem. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.
Após a aprovação, que geralmente ocorre em até três dias úteis, o viajante receberá um e-mail de confirmação e o ETA será vinculado ao passaporte. Caso haja urgência, é possível viajar enquanto se aguarda a aprovação do ETA, desde que a solicitação seja feita antes da viagem.
A medida foi divulgada em dezembro pelo Ministério das Relações Exteriores
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário