sábado, 25 de janeiro de 2025

PRESIDENTES DAS CÂMARA MUNICIPAIS DE NATAL (ÉRIKO JÁCOME) E TIBAU DO SUL (MOURINHA) VÃO BATER CHAPA NA ELEIÇÃO DA FECAM/RN

Eriko Jácome e Mourinha vão para a disputa pela Fecam/RN

A eleição da nova diretoria da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) caminha para um “bate-chapa” entre dois candidatos à presidência, no ano em que a instituição completa 20 anos de criação – os vereadores Eriko Jácome (PP) e José de Moura Júnior (União Brasil), o “Mourinha”, que presidem as Câmaras Municipais de Natal e Tibau do Sul, respectivamente.

O vereador Ériko Jácome confirmou que vai “enfrentar” a eleição para presidente da Fecam-RN e, a partir de agora, percorrerá todo o Estado atrás de votos dos outros 165 presidentes de Câmaras Municipais: “Se eu tiver êxito e ganhar, quero levar o trabalho que fiz na Câmara de Natal para todas as Câmaras vereadores no interior”.

“Eu coloco meu nome à disposição para valorização e crescimento de todas as Câmaras, fazendo o maior número de convênios como fiz no legislativo da capital, isso chegando nas Câmaras vai ajudar a população dos municípios”, declarou Jácome, que conta com apoio do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União).

“Já estamos em campanha, inclusive percorrendo nesse momento todo o Agreste”, confirmou também o vereador José de Moura, que diz contar com apoiadores em campanha em todas as regiões do Estado: “O nosso propósito é uma Fecam-RN unida em prol das Câmaras do interior”.

A presidente em exercício da Fecam-RN, Erineide Sá, informou que o edital de convocação das eleições, estatutariamente, tem de ser publicado até 15 dias antes da data marcada do pleito, que deverá ocorrer entre 11 e 15 de fevereiro.

Erineide Sá exercia o cargo de diretora executiva da instituição, mas conta da desincompatibilização dos vereadores que tinham cargos de direção para a disputa das eleições em 2024, em abril daquele ano assumiu a presidência da Fecam-RN.

Primeira mulher a assumir o cargo sem mandato legislativo, Erineide Sá está há mais de sete anos servindo à Fecam-RN e defendia a inscrição de chapa única: “Pra mim foi muito difícil, tentei unir pra não termos disputa, porque acho que enfraque o movimento do legislativo”.

Como isso não foi possível, Erineide Sá disse que decidiu por apoiar a pré-candidatura do vereador Ériko Jácome “pelo trabalho que já demonstrou” à frente da presidência da Câmara Municipal de Natal.

Depois, segundo a presidente da Fecam-RN, à chegada de Jácome ao cargo de presidente, “vai poder dar continuidade ao crescimento da instituição”, que evoluiu a partir da gestão do agora prefeito de Natal, Paulinho Freire.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva, o “Babá”, também se posicionou politicamente em relação ao processo eleitoral da Fecam-RN, por ocasião do encontro na casa de veraneio do senador Rogério Marinho (PL), na tarde de quarta-feira (22): “Eriko Jácome conta com o meu apoio incondicional para ser o próximo presidente da Fecam-RN”.

Fonte: Blog do Pássaro


Nenhum comentário: