Brasil registra 1,2 mil explosões de panelas de pressão por ano
O início do ano foi marcado por um grande susto para o Adroaldo Martins Filho, que é programador de sistemas em Curitiba. No dia 2 de janeiro, enquanto cozinhava feijão na panela de pressão, um acidente no fogão acabou causando um grande transtorno.
Após a explosão, ele foi para trás e, nesse momento, a água quente atingiu o braço esquerdo, o pé esquerdo e as mãos. Imediatamente, ele colocou o braço e as mãos sob água corrente, seguindo o que é recomendação em caso de queimadura.
Logo depois, procurou um hospital. Ele sofreu queimadura de primeiro grau no braço e de segundo grau nas mãos. Desde então, ele se recupera.
Na última quarta-feira (8), outro acidente semelhante aconteceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Após a explosão de uma panela de pressão, uma jovem de 26 anos teve queimadura de primeiro grau no ombro. Outra mulher, de 34 anos, teve ferimentos no rosto, pescoço e tronco.
As vítimas foram atendidas no local pelos socorristas e encaminhadas para unidades de saúde da região. A capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ivna Caroline Dias, diz que o uso da panela de pressão requer uma série de cuidados para evitar acidentes.
Um levantamento apresentando pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste) indicou que acontecem cerca de 1,2 mil acidentes com panelas de pressão por ano no país. A qualidade das panelas também é algo essencial para diminuir riscos.
Mesmo que alguém tenha experiência na cozinha, os bombeiros alertam que o importante é não subestimar os danos que um equipamento utilizado no cotidiano pode trazer.
Fonte: CBN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário