terça-feira, 21 de janeiro de 2025

PLEITO DE 2026 E DESINCOMPATIBILIZAÇÕES PODEM LEVAR O RIO GRANDE DO NORTE A UMA ELEIÇÃO INDIRETA PARA GOVERNADOR

RN pode ter eleição indireta para governador em 2026

Uma projeção feita pelo Jornal das 6, da 96 FM apontou uma situação inesperada que pode acontecer em 2026: o Governo do RN cair "no colo" do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ibanez Monteiro. A situação aconteceria depois de uma série de renúncias da linha sucessória de Fátima Bezerra (PT).

A própria governadora renunciaria ao cargo para disputar outro mandato no segundo semestre. Senado Federal ou até mesmo deputado federal seriam as opções. O vice, Walter Alves, já sinalizou que não disputará o Governo do RN, até porque falta de apoio da ala petista. A consequência disso seria que ele também renunciaria, dada a necessidade de descompatibilização igual a Fátima.

As opções de Walter Alves seriam deputado federal ou estadual (este mais possível). Possivelmente para disputar a presidência da Casa Legislativa estadual. 

Aí o terceiro na linha sucessória, Ezequiel Ferreira (PSDB), ficaria com o Governo, mas assim como os anteriores a ele, disputar o Governo do RN não seria viável. A opção, então, seria abrir mão do cargo para seguir o plano de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília - como vem sendo falado nos bastidores.

Com três renúncias, o jeito seria o quarto na linha sucessória assumir. Ibanez Monteiro, presidente do TJRN no próximo biênio 2025-2026. O desembargador, no entanto, não seria o governador. Ele assumiria temporariamente, para organizar uma eleição indireta para o Governo do RN no prazo de 30 dias. Quem ganhar, ficaria no cargo somente até o final de 2026.

Fonte: Portal 96 FM


Nenhum comentário: