Estudante de escola pública é aprovada em 13 faculdades estrangeiras
Aos 18 anos, Maria Luiza Carlos Maia Cabral, estudante do Rio Grande do Norte, conquistou um feito extraordinário: foi aprovada em 13 faculdades internacionais e no vestibular da UFRN. Mas foi nos Estados Unidos que encontrou o destino para realizar seus sonhos.
Em agosto, Maria Luiza inicia o curso de Engenharia Elétrica na University of North Florida (UNF), universidade que a conquistou por suas oportunidades e por oferecer uma bolsa de estudos decisiva para sua escolha.
"Eu escolhi UNF por ser uma faculdade que me deu mais opções no âmbito financeiro. Além de ser uma faculdade muito bonita, é uma faculdade cheia de oportunidades. Eles me deram uma bolsa que me permite ir para lá", contou a jovem, que também já viveu a experiência de um intercâmbio de um mês em Houston, no Texas, em 2022 — onde visitou até a NASA!
A paixão pela engenharia veio de casa, inspirada pelo pai, que trabalha na área de energias renováveis e automação. Já a ideia de estudar no exterior foi alimentada pela mãe, professora de inglês na rede pública.
"O meu pai segue essa área de energias renováveis, de energia elétrica e automação residencial. E eu segui a área por causa do meu pai. Já a área de querer viajar, fazer faculdade fora, aprender o inglês foi por causa da minha mãe, que é professora de inglês no ensino público", disse Maria Luiza.
O caminho até lá não foi fácil. Além de provas e atividades extracurriculares, ela destacou medalhas estudantis e menções honrosas no processo seletivo. Essa dedicação sempre foi motivada por sua família, especialmente pelas mulheres inspiradoras que marcaram sua vida.
"Nós somos oito mulheres que viemos do interior do estado, de Almino Afonso, e sempre acreditamos na nossa base familia, em Deus e nos estudos", destacou sua tia, Maria Diana.
Sua jornada é um exemplo de como determinação e apoio familiar podem transformar sonhos em realidade.
Fonte: g1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário