terça-feira, 12 de novembro de 2024

THE BEATLES TEM MÚSICA RESTAURADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VAI CONCORRER AO GRAMMY

Música dos Beatles restaurada por IA concorre ao Grammy

Canção inacabada de John Lennon foi lançada com ajuda de tecnologia de aprendizado de máquina separando voz de instrumentos

Com ajuda da inteligência artificial, os Beatles voltaram a aparecer na lista de indicados ao Grammy após 28 anos. A banda emplacou a música “Now and Then” na categoria de “Gravação do Ano” que também rendeu uma indicação para “Melhor Performance de Rock”.

A canção foi escrita por John Lennon, morto em 1980, e passou por restauração com tecnologia de aprendizado de máquina. O conceito foi apresentado pela equipe do cineasta Peter Jackson, que dirigiu o documentário “The Beatles: Get Back”, da Disney+, com a mesma técnica.

A faixa “Now and Then” compete com “Texas Hold’Em”, de Beyoncé; Espresso, de Sabrina Carpenter; Birds of a Feather, de Billie Eilish; Not Like Us, de Kendrick Lamar; Fortnight, de Taylor Swift e Post Malone; 360, de Charli XCX; e Good Luck, Babe, de Chappell Roan.

Embora tenha sido finalizada com auxílio de IA, a música se enquadra nos limites das regras da premiação. “Somente criadores humanos são elegíveis para serem submetidos para consideração, indicado ou ganhador de um prêmio”, afirma o guideline. Uma obra que apresenta elementos de inteligência artificial precisa seguir os seguintes critérios:

1. O componente de autoria humana do trabalho submetido deverá ser significativo e mais do que mínimo; 

2. O tal componente de autoria humana deve ser relevante para a categoria em que tal trabalho está inscrito (por exemplo, se o trabalho for enviado em uma categoria de composição musical, deve haver uma autoria humana significativa e mais do que de mínima no que diz respeito à música e/ou letras; se o trabalho for submetido em uma categoria de performance, deve haver uma apresentação significativa e mais do que autoria humana de minimis em relação à performance); 

3. O(s) autor(es) de qualquer IA material incorporado ao trabalho não são elegíveis para serem indicados ou ganhadores do Grammy na medida em que sua contribuição para a parte do trabalho que consiste em tal material de IA é preocupante. De mínimo é definido como falta de significado ou importância; tão pequeno que merece desconsideração.

Fonte: Olhar Digital


Nenhum comentário: