Novo técnico do Treze, Renatinho foi jogador de Galo e Botafogo-PB e craque do Potiguar 2003
Globo Esporte relembra um pouco da história do jogador Renatinho Potiguar, que teve duas passagens na Paraíba e no início do século era uma joia do futebol do estado vizinho
O agora treinador Renatinho Potiguar, comandante que inicia em 2025 seus trabalhos no comando técnico do Treze, já foi o jogador Renatinho Potiguar. E um bom jogador. Em 2006 foi atleta do Galo da Borborema. Três anos depois voltou a atuar na Paraíba, dessa vez com a camisa de um dos rivais do Alvinegro de Campina Grande, o Botafogo-PB. O ge relembra um pouco da história do jogador Renatinho Potiguar.
Renatinho surgiu no Alecrim, de Natal, no Rio Grande do Norte, sua terra. Natural de Ceará-Mirim, encerrou a sua carreira no Globo FC, da sua cidade, que sequer existia quando começou a jogar profissionalmente no Periquito em 2003.
Foi com 20 anos, que o jovem Renatinho Potiguar fez um grande Campeonato Potiguar com a camisa alviverde do Alecrim. Foi eleito o craque do torneio por votação dos profissionais da imprensa esportiva do periódico natalense, Diário de Natal. A boa performance pelo Alecrim chamou a atenção do América-RN, que lhe contratou na temporada seguinte, em 2004. Naquele ano, o Mecão disputava a Série B do Campeonato Brasileiro.
O primeiro desembarque no futebol paraibano foi no Treze, em 2006. A passagem pelo Galo aconteceu quando o time vivia um grande momento, tinha Maurício Simões no comando e vinha de dois títulos estaduais consecutivos. Renatinho fez parte do elenco que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, no qual o Alveingro chegou ao octogonal final, mas acabou eliminado.
Pelo Alvinegro da Borborema, um jovem Renatinho de 23 anos chegou para atuar na lateral esquerda. No time de Maurício Simões, o então jogador era reserva, já que Marcos Paulo era o titular.
Em 2009, voltou a Paraíba como jogador e acertou com um Botafogo-PB em profunda crise. Foi, sem dúvidas, um dos melhores jogadores do Belo no Campeonato Paraibano daquele ano, em que o fraco time não foi bem. Na lateral esquerda, o jogador era uma das melhores peças ofensivas. Tinha qualidade em bater falta, e até fez gol assim na temporada. Mas acabou sendo uma gota de qualidade num time frágil, que mais uma vez não garantiu vaga para o clube no Campeonato Brasileiro.
Renatinho ainda acumulou passagens por ABC, Coruripe, CRB, ASA, Independente de Limeira e União Barbarense. De 2014 a 2018 jogou pelo Globo FC, na sua cidade natal, onde também pendurou as chuteiras, virando técnico logo em seguida pelo clube. Em 2023 foi vice-campeão comandando o Sousa e em 2024 foi anunciado novo técnico do Treze.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário