Marcha da Maconha volta às ruas de Natal neste sábado (9)
A marcha defende que a criminalização indiscriminada e sem distinção prejudica principalmente usuários, ao invés de combater o crime organizado
A 14ª edição da Marcha da Maconha em Natal será realizada neste sábado (9), em Ponta Negra, com a concentração marcada para as 14h no Largo Capim Macio, próximo à antiga faculdade Estácio de Sá. O evento, que vem sendo realizado desde 2010 – exceto nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia –, traz neste ano o lema “Usuário não é traficante, diga não à PEC 45/2023”, em uma crítica direta à proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso Nacional.
A PEC 45/2023, que está em debate no legislativo federal, sugere a criminalização do porte e posse de drogas, incluindo a maconha, sem estabelecer critérios sobre quantidade. Isso, segundo os organizadores, amplia o risco de que usuários sejam enquadrados como traficantes, uma decisão que ficaria nas mãos do sistema de Justiça – polícias, Ministério Público e Judiciário.
A marcha defende que a criminalização indiscriminada e sem distinção prejudica principalmente usuários, ao invés de combater o crime organizado. Para os organizadores, a regulamentação e descriminalização das drogas, adotadas por vários países, têm se mostrado eficazes para diminuir os impactos do tráfico e das atividades ilegais no âmbito da saúde e segurança pública.
Serviço:
Local: Largo Capim Macio (ao lado da antiga faculdade Estácio de Sá)
Data: 09 de novembro de 2024
Horário: Concentração com feijoada gratuita e roda de conversa às 14h; caminhada a partir das 16h20
Fonte: O Poti News
Nenhum comentário:
Postar um comentário