quarta-feira, 9 de outubro de 2024

MISTERIOSO COFRE DO FIM DO MUNDO: CONHEÇA O 'COFRE DO APOCALIPSE' QUE FICA NA NORUEGA A -18ºC

'Cofre do apocalipse': conheça o imponente e impenetrável Banco Mundial de Sementes, que tem mais de 1 milhão de amostras e fica a -18ºC

Quase tudo que se planta e se colhe ao redor do planeta está lá. São sementes idênticas às que os países guardam nos seus respectivos territórios

É na gelada Noruega, terra dos vikings e dos fiordes, que fica um banco mundial de sementes, o Svalbard Global Seed Vault (ou Silo Global de Sementes de Svalbard).

Atualmente, estão armazenadas lá cerca de 1,2 milhão de amostras de sementes, vindas de quase todos os países do planeta, mas o local tem capacidade para 4,5 milhões de variedades de culturas. Cada pacote possui, em média, 500 sementes. O objetivo, segundo o site oficial, é guardar toda essa "coleção" para "garantir a base do nosso futuro alimentar".

Quase tudo que se planta e se colhe ao redor do planeta está lá. São sementes idênticas às que os países guardam nos seus respectivos territórios. O local, com arquitetura imponente e enigmática, foi cenário da série "Noite Adentro" (2020/Netflix), quando um grupo, diante de uma catástrofe mundial, viaja para lá na expectativa de encontrar comida.

Também chamado de "arca de Noé dos vegetais", "cofre do apocalipse", "nações unidas das sementes", "congelador mais importante do mundo" ou "plano B da humanidade", o banco é uma construção com ar futurista e jeitão de bunker, tudo no meio do gelo.

Quem mantém o local?

O Svalbard Global Seed Vault é de propriedade da Noruega e gerido em parceria entre o Ministério da Agricultura e Alimentação norueguês, o banco genético regional NordGen e o Crop Trust. Ele foi inaugurado em 2008. Nenhum país precisa pagar para manter sementes lá. Nações europeias bancaram a construção, mas o consenso é que ninguém é oficialmente dono do local.

Fonte: Diário VIP


Nenhum comentário: