quinta-feira, 19 de setembro de 2024

QUEIMADA NOS CANAVIAIS DA GRANDE NATAL: ROBÉRIO PAULINO VEREADOR E AMBIENTALISTA MOSTRA OS RISCOS COM A PRÁTICA AINDA COMUM NOS DIAS DE HOJE

Robério Paulino alerta para queimadas em plantações de cana-de-açúcar no RN

Fogo nas plantações libera grandes quantidades de gases de efeito estufa agravando o aquecimento global

O período de seca e os incêndios florestais que têm atingido o Brasil reacendem o debate sobre o impacto das queimadas, especialmente em áreas de plantação de cana-de-açúcar. Em municípios da Grande Natal, como Ceará-Mirim, Goianinha, Extremoz, São José de Mipibu e Nísia Floresta, ainda persiste a prática de atear fogo nas lavouras como parte do processo de colheita.

O vereador Professor Robério Paulino (Psol) manifestou-se contra essa técnica, que ele considera um grave crime ambiental e uma agressão à saúde da população, especialmente em tempos de emergência climática. “Não podemos mais tolerar essa prática como uma queima controlada. Em um momento em que o mundo está avançando tecnologicamente, com soluções mais sustentáveis disponíveis, inclusive para manter a produtividade das usinas, insistir nessa técnica rudimentar, que degrada o solo e polui o ar, é um desrespeito ao meio ambiente e à saúde da nossa população”, argumentou.

O fogo nas plantações libera grandes quantidades de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, agravando o aquecimento global e contribuindo diretamente para as mudanças climáticas, além de aumentar a incidência de doenças respiratórias entre as populações vizinhas.

Em relação a Natal, o vereador alertou que, nos últimos 30 anos, dados científicos comprovam que a cidade perdeu metade de sua cobertura vegetal e viu a temperatura média aumentar em 1,5°C.

“Em resposta a essa crise ambiental, em parceria com o Projeto Arboriza Natal, da UFRN, distribuímos 250 mil mudas de árvores nas ruas de Natal e para cidades do interior e aprovamos na Câmara Municipal a implementação da Educação Climática nas escolas, além de um projeto de lei que obriga a prefeitura a plantar 50 mil novas árvores na cidade. Também conseguimos incluir, no Plano Diretor de Natal, o Plano Municipal de Mudanças Climáticas e aprovamos o Projeto de lei que cria a Frente Parlamentar do Clima do Município de Natal”, concluiu Robério Paulino, que além de vereador de Natal e candidato a reeleição pelo PSOL, é pós-doutor na UFRN.

Fonte: AgoraRN


Nenhum comentário: