domingo, 22 de setembro de 2024

PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS SALAS DE AULA: ESPECIALISTAS FALAM SOBRE O ASSUNTO

Celular proibido nas escolas do Brasil? Especialistas contestam proposta do Ministério da Educação

MEC estuda vetar das salas de aula a presença de aparelhos, que têm roubado a atenção de jovens

De crianças a idosos, virou hábito diário usar celular para “tudo”, em todo lugar, inclusive nas salas de aula. O uso pelos alunos, aliás, preocupa. No Ceará, ele é proibido por lei desde 2008, e o Ministério da Educação (MEC) pretende estender o veto ao País – intenção que, para especialistas, é contestável.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (20), o ministro Camilo Santana defendeu que o uso individual do celular para ouros fins que não sejam pedagógicos tem sido “um prejuízo para a aprendizagem” para estudantes de todo o País. Segundo gestor, a ideia é proibir o uso dos aparelhos inclusive nos intervalos.

“O Governo Federal tem uma política de conectividade nas escolas. Nós queremos que todas as escolas tenham conectividade, tenham computador, mas para fins pedagógicos, para que essas ferramentas possam ser utilizadas para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos. Para uso pessoal, a gente quer restringir ou em sala de aula, ou na própria escola, também nos intervalos. Isso está sendo uma discussão”, afirmou.

Professores, alunos e um profissional da saúde ouvidos pelo Diário do Nordeste reconhecem os impactos negativos do uso das telas desde cedo, mas apontam que é preciso debater sobre as possíveis — e saudáveis — formas de aliá-las ao ensino.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário: