quarta-feira, 3 de julho de 2024

GOVERNO FEDERAL FLEXIBILIZA REGRAS PARA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Aposentadoria atualizada para quem já teve sua carteira assinada

Iniciamos o ano de 2024 com importantes atualizações nos critérios de aposentadoria por carteira assinada, ou outros meios, geridos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As alterações introduzidas buscam adequar o sistema às realidades demográficas atuais e às exigências de sustentabilidade fiscal. Essas novas diretrizes são especialmente significativas para aqueles que estão próximos de se aposentar ou que dependem de outros tipos de benefícios previdenciários.

Dentre as principais modificações, destaca-se a nova flexibilidade na aposentadoria por tempo de contribuição, que antes impunha limites de idade mais rígidos para homens e mulheres. Com as mudanças, torna-se possível se aposentar apenas com o cumprimento do tempo mínimo de contribuição, sem a necessidade de alcançar uma idade específica.

A regra anterior exigia que os contribuintes atingissem uma idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição. No entanto, com o advento de 2024, essa exigência foi retirada. Agora, mulheres podem requerer a aposentadoria após 30 anos de contribuição, e homens após 35 anos, desvinculando completamente a idade como um fator determinante.

Fonte: monitordomercado.com.br


Nenhum comentário: