sexta-feira, 8 de março de 2024

'ENTREVERO' ENTRE PREFEITURA DE NATAL E DNIT SOBRE OBRAS DA PONTE DE IGAPÓ

Ponte de Igapó: DNIT responde Prefeitura e diz que canteiro de obras está no local “tecnicamente mais viável”

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que escolheu o local “tecnicamente mais viável” para o canteiro de obras da restauração da Ponte de Igapó, que liga a Zona Norte de Natal ao restante da cidade. A justificativa vem após a Prefeitura do Natal acionar a Justiça pedindo que o canteiro seja transferido para outro local, de modo a liberar o tráfego na ponte nos dois sentidos.

Em nota, o DNIT esclarece que, após ter sido notificado judicialmente a pronunciar-se sobre a questão, “emitiu declaração preliminar abordando as justificativas técnicas, inclusive ambientais, que embasaram a instalação do canteiro de obras sobre a ponte”. “É importante salientar também que o canteiro de obras foi instalado no local tecnicamente mais viável, uma vez que se trata de um segmento de risco, sujeito a acidentes”, diz a autarquia.

Ainda no texto, o departamento ressalta que “a obra é de extrema importância para a mobilidade urbana da região e que todo o processo de execução está sendo monitorado pela equipe técnica da autarquia, para que toda as etapas sejam cumpridas dentro do cronograma de obras, a fim de garantir a celeridade e a excelência dos serviços”.

Prefeitura aciona Justiça

A ação da Prefeitura do Natal foi protocolada na 5ª Vara da Justiça Federal. Na petição, assinada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), a prefeitura cita um parecer técnico elaborado por um engenheiro civil da prefeitura segundo o qual a obra pode ser realizada sem a necessidade de instalar o canteiro no local.

“Durante a perícia foi constatada a desnecessidade da instalação/manutenção do canteiro de obras na ponte, bem como a possibilidade de alocação do mesmo na parte lindeira, ou mesmo próximo à via; inexistindo elementos técnicos que justifiquem o contrário”, afirmou a PGM.

A prefeitura alega ainda que mais de 350 mil pessoas estão sendo prejudicadas com o fechamento desnecessário da ponte. A ação será julgada pela Justiça Federal, que marcou audiência sobre o tema para o próximo dia 20 de março.

Ponte está interditada desde setembro do ano passado

Recebendo obras de restauração, a Ponte de Igapó está interditada no sentido da Zona Norte para o Centro desde 12 de setembro do ano passado. O sentido oposto está funcionando como mão dupla.

Ao todo, a obra está orçada em R$ 20,8 milhões e prevê a restauração completa da ponte. A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia Ltda., sediada em Recife (PE). A contratação aconteceu no modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC-I). Nesse modelo, uma empresa vence a licitação tanto para elaborar o projeto quanto para executar a obra propriamente dita.

Os serviços previstos para a ponte compreendem a restauração e reforço de estacas, blocos e pilares, substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos, além da substituição do revestimento asfáltico.

Fonte: Portal 98 FM


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