quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

PRA VARIAR A HERANÇA DEIXADA POR PELÉ ESTÁ DANDO 'CONFUSÃO'

Percentual a amigo gera briga com viúva e filhos por herança de Pelé

A viúva de Pelé, Márcia Aoki, e os filhos Joshua, Celeste e Gemima, discordaram de um pedido de 5% em cima do valor da herança do Rei do Futebol como remuneração a José Fornos, o Pepito, melhor amigo e assessor do ex-jogador ao longo de sua vida por mais de 50 anos.

O pedido foi feito por Pepito nos autos de um processo que corre em segredo de Justiça. A Justiça acatou a solicitação para o ex-assessor ser o testamenteiro da herança - o que já havia sido solicitado por Pelé, ainda em vida -, mas não estipulou a remuneração.

Márcia Aoki se manifestou na ação, disse que Pepito não cumpriu com suas obrigações legais no testamento e questionou o pedido de 5%. Ela classificou a solicitação como "absurda e irrazoável" e apontou que ele não trabalhou em nenhuma das etapas para abertura da sucessão da herança.

Ainda acrescentou que Pepito quer enriquecer sem causa às custas do espólio de Pelé, quando seu único "trabalho" feito foi apresentar uma petição de uma página à Justiça solicitando um prêmio no maior valor possível - a lei determina remuneração de 1% a 5% ao testamenteiro.

Márcia Aoki também pediu que Pepito fosse retirado do cargo de testamenteiro e perdesse o prêmio devido, por não ter, em nenhum momento, exercido a função.

Os filhos de Pelé corroboraram as palavras da viúva, afirmando que "José Fornos não tomou qualquer providência para o ajuizamento desta ação de abertura, registro e cumprimento do testamento, nem realizou qualquer ato preparatório, cuja responsabilidade foi atribuída à herdeira Márcia Aoki".

O Ministério Público, porém, preferiu não tomar nenhuma decisão sobre o caso. A promotora Marisol se manifestou no processo e deixou a fixação do prêmio a cargo da Justiça.

Já Pepito respondeu ao tribunal e disse que, anteriormente, foi a própria Márcia Aoki que havia pedido sua nomeação como testamenteiro, mediante escritura pública de testamento, e pediu que a Justiça ratificasse sua fixação de percentual.

Fonte: Portal Grande Ponto


Nenhum comentário: