sábado, 11 de novembro de 2023

FESTIVAL INDÍGENA IBIRAPI SERÁ REALIZADO NA COMUNIDADE DE LAGOA GRANDE EM CEARÁ-MIRIM

Festival Ibirapi: Arte visual, literatura, cinema e gastronomia do povo Potiguara Ibirapi de Lagoa Grande, Ceará-Mirim/RN - 17 e 18 de novembro

O Festival Cultural Ibiripi da Comunidade Lagoa Grande surge da necessidade de fomento às atividades ambientais e culturais tão preteridas no nosso município

“Ar-te Intervenções Urbana” foi uma iniciativa idealizada pela Mina Cultural e pelo artista plástico Thiago Cóstackz com a finalidade de chamar atenção para a preocupante situação do ar em nosso mundo, através do trabalho de 4 artistas que realizaram intervenções urbanas na cidade de São Paulo em 2022. Após o projeto, duas das obras foram doadas a comunidade de Lagoa Grande que as vendeu e reverteu o recurso para a construção do projeto “Oca Ibirapi”. Com o apoio do Projeto “AR-te”, construímos a Oca que irá servir de apoio às atividades ambientais, sociais e culturais. Nosso principal objetivo é ser espaço que discute e executa ações em prol do meio ambiente e sustentabilidade de nosso povo.

A Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica” é um projeto de intervenções urbanas, que aconteceu nas cidades de São Paulo, em 2022, e em Belo Horizonte (MG), em 2023. Criado e realizado pela agência Toptrends, com curadoria de Thiago Cóstackz, o projeto contou com mais de 30 artistas, com grande diversidade de talentos brasileiros, tanto do ponto de vista de etnias como de técnicas artísticas, que usaram seu trabalho para assinar dezenas de esculturas, em formato de coração, para chamar atenção para espécies ameaçadas da Mata Atlântica. Após a mostra, as obras foram leiloadas e a parte da renda foi destinada a o projeto de reflorestamento dos indígenas da Comunidade de Lagoa Grande. Com apoio do Projeto “BigHeart Parade – Edição Mata Atlântica” estamos entre os dias 17 e18 de novembro iniciando o reflorestamento da APA (Área de Proteção Ambiental) com Mata Atlântica da nossa região. Este plantio irá possibilitar recuperar a fauna e a flora devastada em nossa área.

O Festival irá fortalecer as ações demarcando nossa retomada servindo de exemplo de como recuperar a fauna e a flora com sustentabilidade. Ceará-Mirim é território indígena, estamos aqui para provar!

Nunca Mais Ceará-Mirim sem nós!

Blog 30zero7


Nenhum comentário: