Qual interesse do DNIT em prejudicar a zona norte, tomando essa decisão surpreendente que descobrimos sobre a Ponte de Igapó?
É grave! Sabe o caos no trânsito causado pelas obras de recuperação da ponta de Igapó? Pois bem, tudo poderia ser evitado.
Relatórios obtidos pelo BLOGODODINA revelam que o canteiro de obras, que hoje ocupa as vias, poderia não ter sido instalado no local, segundo sugestões técnicas do próprio órgão (que ofereceu outro local como opção). A decisão impactou diretamente no deslocamento diário de aproximadamente 350.000 habitantes da Zona Norte da Capital.
A gestão do DNIT simplesmente decidiu ignorar o projeto original e prejudicar a população.
Veja:
Uma decisão intempestiva do atual Superintendente Regional do DNIT/RN, determinou (Ordem de Início de Serviços SCT - RN (15543178), sem respaldo em manifestação formal dos Serviços desta SR/DNIT/RN, o imediato início da Execução da Obra de Reabilitação das Pontes sobre o Rio Potengi - lado direito e lado esquerdo, localizadas na BR-101/RN, o que ocasionou a interdição da principal ponte de ligação entre as zonas Norte e Sul da capital, uma vez que o canteiro de obras foi executado sobre a ponte, com a anuência do gestor, ao contrário do que prevê o Relatório R02 (“O canteiro de obras será locado em área antropizada entre Rio Potengi / Faixa de Domínio da Ponte / Unidade do SENAI na Zona Norte).
Está opção fornecida ocuparia um local que já havia sido utilizado em outro serviço. A recusa para a reutilização teria sido feita pela gestão do DNIT com o argumento de que a área antropizada estaria em recuperação.
Na análise das disciplinas deste contrato, as áreas técnicas do DNIT, apresentaram as seguintes manifestações:
Da Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais (CEPAM)
"Informamos que o Componente Ambiental analisado nesta Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais apresenta pendências que poderão ser sanadas com a celebração de reunião técnica com o desenvolvedor do projeto. Em resumo, não há possibilidade de iniciar a obra sem a devida aprovação.”
Despacho (DNIT) CEPAM em 03/10/23.
Da Coordenação-Geral de Meio Ambiente (CGMAB)
“No que concerne ao Componente Ambiental, a Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais indica que foram identificadas pendências na última versão apresentada, se dispondo para agendamento de reunião junto à projetista para sanar as pendências, assim opinamos que a obra não seja iniciada sem que haja aprovação da disciplina.” (em 04/10/23).
Fonte: Blog do Dina
2 comentários:
Se tratando de um cara que tratou seus aliados políticos do PTB como fez, e destruiu sua carreira política com suas manobras é de espantar que este mesmo Senhor seja o superintendente do DNIT, deste espero tudo.
Isso só mostra um completo dispreparo e falta de compromisso de seu gestor. Que não se importa com moradores de Natal, nem da grande Zona Norte. Este órgão tão importante poderia ser melhor presidido.
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