domingo, 2 de julho de 2023

UM ESTUDO DESCOBRIU QUE PESSOAS QUE TEM ACESSO A ESPAÇOS VERDES PODEM SER 2,5 ANOS MAIS JOVENS

Morar ao lado de espaços verdes faz você 2,5 anos mais novo, diz estudo

Residências cercadas por 30% de vegetação em um raio de 5 quilômetros estão associadas a um rejuvenescimento biológico, ressaltando a importância desses espaços na melhoria da saúde e bem-estar

Aproximadamente 55% da população mundial vive agora em áreas urbanas; e, conforme a revisão da Perspectivas de Urbanização Mundial realizada pela Organização das Nações Unidas em 2018, estima-se que cerca de 68% viverão em cidades até 2050.

Junto a essa mudança, espaços verdes podem ser deixados de lado – mesmo que sejam comprovados seus benefícios para a saúde.

Além de contribuir para um ar mais limpo e reduzir taxas de mortalidade e de doenças cardiovasculares, morar perto de espaços verdes também pode “rejuvenescer”.

Um estudo publicado na Science Advances na quarta-feira (28) descobriu que pessoas que têm acesso a espaços verdes podem ser, em média, 2,5 anos biologicamente mais jovens do que aquelas que não vivem perto de áreas assim.

A investigação partiu da análise de modificações químicas do DNA conhecidas como “metilação”.

Estudos anteriores demonstraram que esse processo se relaciona com os “relógios epigenéticos”, os quais permitem que se preveja uma série de condições de saúde de uma pessoa, como doenças cardiovasculares, câncer e funções cognitivas.

Além disso, essa análise genética é adotada por pesquisadores que buscam um jeito biologicamente mais preciso de se calcular a idade de alguém.

Fonte: Fatorrrh


Nenhum comentário: