A estratégia política do Deputado Luiz Eduardo e do Prefeito Júlio para se fortalecerem na região do Mato Grande, visando 2026
Em Ceará-Mirim, o deputado estadual Luiz Eduardo estaria cogitando três hipóteses para apoiar no cenário municipal. Nos bastidores de Brasília, é dado como certo o apoio de Luiz Eduardo a pré-candidatura de Antônio Henrique a prefeito de Ceará-Mirim, que deverá ser anunciado nos próximos dias como sendo o pré-candidato do gestor Júlio César.
Apesar de Luiz Eduardo e Júlio César serem adversários declarados, Antônio Henrique goza de boa relação com os dois, que tornaria seu nome favorito a receber o apoio.
Mesmo que de público Luiz Eduardo afirme que Jumária Mota é a sua pré-candidata, os analistas políticos da terra do Barão acreditam ser uma jogada do deputado estadual na perspectiva de indicar Jumária Mota a vice de Antônio Henrique.
Correndo por fora sendo a terceira opção de Luiz, caso não tenha êxito com Antônio Henrique e Jumária, aparece o vice prefeito Marcílio Dantas. Nessa hipótese Luiz Eduardo indicaria o irmão Heriberto como vice de Marcílio. O atual vice-prefeito e irmão Heriberto tem um compromisso de um ser candidato a prefeito e o outro a vice em 2024.
O certo é que, o deputado Luiz Eduardo está com várias alternativas para tentar fortalecer seu grupo no verde vale e região do Mato Grande. Para os “experts” na política tupiniquim, a hipótese mais provável é que sua estratégia seria emplacar Jumária Mota vice de Antônio Henrique em Ceará Mirim. Contudo, essa possibilidade não estaria, em um primeiro momento, nos planos do prefeito Júlio César, adversário político de Luiz Eduardo e que tem suas preferências já postas no jogo.
Júlio César também busca se fortalecer no Mato Grande e sonha com uma chapa puro sangue na sua sucessão, para reforçar seu palanque em 2026. Comenta-se nos corredores do Palácio Antunes que se depender do gestor, o vice na chapa, ou será puro sangue, ou seria indicado pela governadora Fátima Bezerra. Na hipótese de Fátima Bezerra indicar o vice, Júlio César veria com bons olhos, dentro do PT, os nomes de Etevaldo Júnior, Lucenilson, além da vereadora Aline Corretora, que tem proximidade com a gestora estadual.
Sendo montada uma chapa dentro do seu grupo político, o nome sairia de algum de seus secretários, vereadores da base ou do comércio. Nesse cenário aparece o nome do atual secretário Randinho de Massaranduba. Também seriam nomes com possibilidades de compor a chapa, o presidente do legislativo municipal Kaio Amigo, o empresário César Construtor, o advogado Marcone Barbosa, o Professor Rener, os empresários Adriano Móveis e José Antônio Pinheiro, além da ex-vice-prefeita Zélia Santos, como também o Secretário de Assistência Social, Carlos Filho. Todos nomes próximos e de confiança do prefeito.
Até a famosa paz pública seria uma das possibilidades, defendida por alguns, o atual vice-prefeito Marcílio Dantas continuaria na cadeira, formando e apoiando a chapa do Palácio Antunes, fontes informam.
O que podemos ler do atual cenário é que o deputado Luiz Eduardo tem deflagrado o processo de 2024 publicamente em vários municípios, enquanto o prefeito Júlio César mantém o silêncio, atuando tão somente nos bastidores. Mas ambos terão uma disputa intensa por espaço político na região do Mato Grande. Júlio César inclusive já teria confessado ao seu grupo mais restrito, sua pretensão de participar da disputa em vários municípios na região. Além de Ceará-Mirim, onde Antônio Henrique deverá ser seu pré-candidato. O prefeito demonstra seu entusiasmo em lançar seu filho, Leonardo, como vice em Maxaranguape. Lá na terra praieira, o deputado e ex-prefeito Luiz Eduardo apoia a atual prefeita Nira.
Já se tem como certeza a participação do prefeito Júlio César, diretamente na campanha de alguns municípios da região, visto sua reconhecida capacidade de gestão e habilidade política. No caso de Extremoz, Júlio César irá apoiar a pré-candidatura do atual secretario de Cultura de Ceará-Mirim, Klaus Rego, enquanto Luiz Eduardo vai com o Capitão Vinicius na terra do grude.
Lá pelas terras do abacaxi, Júlio César participará do projeto da vice-prefeita Peba em Ielmo Marinho, de Neto Miranda em Taipu e da reeleição do prefeito Edinho em Poço Branco. Nesta maratona política, ele também deverá apoiar nomes das eleições em São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo, Joao Câmara, Pureza , Santa Maria, Pedra Preta, Areia Branca e São Gonçalo do Amarante além de Natal.
Vemos que a eleição de 2024 é uma prévia de 2026 e os adversários políticos, ou não, Luiz Eduardo e Júlio César lutarão para sair na frente na região do Mato Grande. O prefeito de Ceará-Mirim deverá ser o candidato a deputado estadual de José Dias, ficando Luiz Eduardo na luta pela sua reeleição em 2026.
Blog 30zero7
Nenhum comentário:
Postar um comentário