segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

MODAL FERROVIÁRIO CHEGA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA A CLASSE TRABALHORA E O TURISMO

Expansão da rede de trens beneficia os trabalhadores da Grande Natal

O aumento das viagens de VLT para São José do Mipibu chegou em boa hora para moradores da região. A estação começou a funcionar no dia 2 de janeiro deste ano depois de ter sido entregue em dezembro de 2022. Por dia, em média 305 pessoas utilizam o transporte ferroviário a partir do município,  de acordo com informações da bilheteria. O motivo é a economia. O valor da passagem é R$ 2,50, menos da metade da passagem de ônibus que chega  R$ 7,40 para quem desce na Ribeira e R$ 6,50 até o Via Direta. Para trabalhadores que  precisam estar em Natal ou demais municípios diariamente, o valor faz diferença no final do mês.

A viagem dura 1h10 até a Ribeira. No começo da manhã, por volta das 6h50, as pessoas que aguardam uma das primeiras viagens do dia aparecem na estação. Algumas delas chegam 1h antes do trem seguinte, que sai às 8h.

Com o aumento, o transporte não chega a ficar sobrecarregado nos primeiros horários da manhã. A maior movimentação se concentra por volta das 5h, depois retorna a ficar mais cheio durante a tarde, quando trabalhadores voltam para casa, entre as 17h e 18h. O próximo passo é inaugurar a Estação Nísia Floresta. A partir disso, o trem passa a fazer o percurso de lá a caminho da Ribeira. O comércio informal também começa a se desenvolver no entorno na estação.

VLT é melhor solução, diz pesquisadora

A expansão da linha férrea da capital potiguar requer investimento e planejamento para que o resultado seja satisfatório e beneficie a população. É o que pensa a economista, professora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e coordenadora do projeto Observatório das Metrópoles, Maria do Livramento. “A linha férrea e sua expansão não é um projeto barato, mas a gente sabe que tem resultados e impactos muito positivos sobre o território metropolitano e a sua integração”, detalha.

O VLT, de acordo com a professora, traz consigo melhorias na qualidade urbana, bem como integração da Grande Natal e municípios próximos. “Então, o trem eu vejo como algo muito favorável a melhoria não só da qualidade urbana, mas no que diz respeito a mobilidade dos trabalhadores na região desde que ela esteja territorialmente integrada ”, conclui.

Para a a economista, o próximo passo é a apresentação de estudos e projetos que viabilizem a construção das linhas marrom e laranja. Os novos itinerários pretendem ligar o bairro da Ribeira ao campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que traria ainda mais benefícios para a comunidade acadêmica, bem como servidores e demais trabalhadores da região.

Sistema ferroviário

A inauguração das estações está previsto no projeto de expansão da malha ferroviária de Natal, anunciado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) em 2021. Em dezembro, foram estregues as Estação Bonfim e São José do Mipibu, esta última com um custo de R$ 1,7 milhões. Agora, resta a finalização das obras na linha férrea e estação Nísia Floresta, que deve ficar pronta este mês, segundo a  Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Esta parte da expansão faz parte da Linha Branca, que abrange cinco estações – Boa Esperança e Cajupiranga, somadas as citadas anteriormente, totalizando 23,4km de linha férrea e um investimento de cerca de R$ 78 milhões, de acordo com a companhia. A construção das estações de São José e Bonfim fazem parte dos trechos II e III da linha.

A expansão também contempla a construção da Linha Roxa, com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal. Para esta parte, está prevista a construção de três estações: Bela Vista, BR-101 Norte e Jardim Petrópolis. O ramal ligará a Região Metropolitana aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, com previsão de conclusão em fevereiro deste ano, afirma CBTU.

Fonte: Tribuna do Norte


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