quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL LANÇA APOIO À CONCESSÃO DO METRÔ DE BELO HORIZONTE

MPF assina manifesto em apoio à concessão privada do metrô de Belo Horizonte

Documento reforça importância da realização do leilão no próximo dia 22 de dezembro para melhoria da mobilidade urbana na Grande BH

O Ministério Público Federal (MPF), a Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Governo do Estado de Minas Gerais divulgaram, nesta terça-feira (6), manifesto em apoio à realização do leilão do metrô da Região Metropolitana de Minas Gerais, marcado para o próximo dia 22 de dezembro, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP).

O documento ressalta que “realizar o leilão do Metrô da RMBH, estruturado por meio de processo transparente há mais de dois anos e aprovado pelo Tribunal de Contas da União, representa o pleno atendimento do interesse público e garantirá melhoria da mobilidade e bem-estar aos cidadãos mineiros”.

Atualmente, a rede de transporte metro ferroviário em Minas Gerais possui apenas a Linha 1, com 28,1 km de extensão e 19 estações, englobando Belo Horizonte e Contagem.

Com a concessão, além de ser revitalizada, a Linha 1 ganhará mais uma estação (Novo Eldorado, em Contagem). Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente, terá sete novas estações ligando Calafate ao Barreiro por 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

O manifesto destaca que “o governo federal aporta R$ 300 milhões no sistema e nenhum investimento relevante foi feito nos últimos 10 anos. Mantendo-se a atual operação do Metrô, os cofres públicos terão gasto nos próximos 30 anos cerca de R$ 9 bilhões, sem que qualquer novo investimento seja feito”.

Concessão - Para o projeto de concessão, serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões oriundos do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do governo de Minas, provenientes do termo de reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Fonte: Portal Toca News


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