sábado, 6 de agosto de 2022

VARÍOLA DOS MACACOS NO RN: JÁ TEMOS A TRANSMISSÃO VOLUNTÁRIA E CEARÁ-MIRIM COM PRIMEIRO CASO SUSPEITO

Sesap confirma 4º caso de varíola dos macacos e diz que RN vive transmissão comunitária da doença

Mossoró é primeira cidade fora da região metropolitana de Natal a ter caso confirmado para a doença

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou, nesta sexta-feira (5), o primeiro caso da doença varíola dos macacos na cidade de Mossoró, na região Oeste - o segundo maior município potiguar. Este é o quarto caso registrado no estado.

Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença.

Nos primeiros casos, sabia-se que os pacientes tinham visitado outros países, onde foram infectados. Porém, nos mais recentes, as autoridades perceberam que os pacientes não viajaram ou tiveram contato com pessoas de fora, o que significa que a doença já circula no estado.

Ainda de acordo com ela, todos os casos registrados até esta sexta-feira (5) são leves. Os pacientes ficam isolados nos seus próprios domicílios.

A Sesap ainda afirmou que também monitora as pessoas que tiveram contato com os pacientes, que podem desenvolver sintomas da doença. Além disso, orienta os municípios sobre as ações vigilância e notificação de casos suspeitos.

"A gente tem visto um aumento de casos no Brasil e, consequentemente, com a circulação da pessoas a trabalho, viagens de férias, já era esperado que a gente tivesse um aumento de casos no Rio Grande do Norte", pontuou.

O Rio Grande do Norte teve dois casos confirmados em Natal, um em Parnamirim, na região metropolitana da capital, e agora um quarto em Mossoró. A capital potiguar ainda conta com dois pacientes cadastrados como casos prováveis.

Outros 18 pacientes são analisados como casos suspeitos para a doença, em todo o estado. Nove em Natal, quatro em Parnamirim, dois em São Gonçalo do Amarante e outros três distribuídos nas cidades de Angicos, Ceará-Mirim e Lagoa de Pedras.

Outros 14 casos suspeitos já foram descartados pelas autoridades estaduais.

Dados sobre a doença no RN

Casos confirmados

- Natal (2)

- Mossoró (1)

-Parnamirim (1)

Casos prováveis

- Natal (2)

Casos suspeitos

Natal (9)

Parnamirim (4)

São Gonçalo do Amarante (2)

Angicos (1)

Ceará-Mirim (1)

Lagoa de Pedras (1)

Fonte: g1rn.com


Nenhum comentário: