sexta-feira, 13 de maio de 2022

CEARÁ-MIRIM NA ROTA DAS CHUVAS NESTE FINAL DE SEMANA

Inmet alerta para chuvas intensas em 163 cidades do RN

Aviso é válido até 10h desta sexta-feira (13). Chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 163 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 10h desta sexta-feira (13).

De acordo com o órgão, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

O alerta emitido pelo Inmet é considerado de perigo potencial no grau de severidade:

Perigo Potencial

Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo

Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo

Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

O Inmet aponta que nesse tipo de alerta há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Apesar disso, recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Inmet


Nenhum comentário: