Obesos tem mais chances de desenvolver a covid-19
Maior chance de pessoas acima do peso ou obesas desenvolverem casos graves da doença ou covid-19 longa está ligada às células de gordura, apontam pesquisadores. Já se sabe há bastante tempo que o risco de casos graves de covid-19 e da chamada covid-19 longa é significativamente alto entre pessoas com sobrepeso e obesas. Por um lado, isso se deve a uma pior condição física, doenças concomitantes ou problemas respiratórios, mas não apenas: de acordo com um novo estudo, o coronavírus parece infectar diretamente as células de gordura.
"Os dados de nosso estudo sugerem que a infecção do tecido adiposo e a resposta inflamatória associada pode ser uma das razões pelas quais indivíduos com sobrepeso ficam tão mal quando infectados pelo Sars-CoV-2", explica Catherine Blish, professora do Centro Médico da Universidade de Stanford e principal autora do estudo, ainda não revisado por cientistas independentes.
Outros patógenos, como o vírus da gripe, também parecem gostar de se aninhar na gordura corporal. O coronavírus Sars CoV-2 usa os receptores ECA2 (ou ACE2, na sigla em inglês) como porta de entrada para células. E estes receptores são encontrados em densidades mais altas em células de gordura do que em outras células, até mesmo mais altas do que em tecido pulmonar.
Blish e sua equipe examinaram as células adiposas de pacientes que haviam morrido de Covid-19. Eles descobriram que o coronavírus usa essas células muito eficazmente como um reservatório para se esconder e, assim, enganar nosso sistema imunológico.
Fonte: g1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário