“Nenhum de nós vai passar fome se pagar 20% de dividendos”, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer nesta 5ª feira (1.jul.2021) que a proposta de reforma tributária do governo será recalibrada para reduzir em 5 ou 10 pontos percentuais o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica). Porém, defendeu a outra parte da proposta: a taxação dos dividendos.
“Nenhum de nós vai passar fome ou vai ter dificuldades se pagar 20% de dividendos. Podem reclamar se falar que está tributando também as empresas. Mas, calma, nós vamos baixar para as empresas. Estamos fazendo os primeiros cálculos”, afirmou Guedes, ao ser questionado sobre o assunto durante live com o empresário Abilio Diniz.
O projeto de lei que foi entregue pelo governo ao Congresso Nacional propõe a taxação de 20% dos dividendos e a redução de 2,5 p.p. (pontos percentuais) do IRPJ em 2021. Empresários temem, no entanto, que a proposta aumente a carga tributária. Por isso, Guedes passou a considerar uma redução maior do IRPJ.
Segundo Guedes, é possível ajustar o projeto para reduzir a alíquota em 5 p.p. em 2021 por conta da alta da arrecadação. Ele diz que é possível até ampliar essa queda para 10 p.p. se houver “coragem” para cortar subsídios.
Fonte: Poder 360

Nenhum comentário:
Postar um comentário