60 municípios do RN estão em zona de risco ou perigo para taxa de transmissibilidade da covid-19
Em três semanas, o número de municípios do Rio Grande do Norte com taxa de transmissibilidade [R(t)] da covid-19 em zona de risco ou de perigo sofreu uma redução. Em 17 de abril, eram 121 localidades nessas condições. Neste domingo, 9 de maio, são 60 as cidades que possuem o R(t) acima de 1,03, de acordo com os dados Laboratório de Inovação tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Segundo a plataforma, a taxa geral do estado é de 0,74, no cálculo mais recente. Ao todo, são três municípios em zona de perigo, com taxa superior a 2,00. Itaú (2,76), Portalegre (2,38) e Santana do Matos (2,04). Com taxa maior que 1,03 e menor ou igual a 2,00 são 57 (veja lista abaixo). Além deles, dois estão em zona neutra, com taxa maior que 1,00 e menor ou igual a 1,03.
A maior parte do Rio Grande do Norte está em área segura, com a taxa de transmissibilidade menor ou igual a 1,00. A população inserida nesta zona é de 2.514.869, segundo o Lais. Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz são algumas das cidades dentro dessa faixa.
De acordo com o Lais, a taxa de transmissibilidade é um indicador importante para analisar a pandemia do coronavírus. No entanto, o laboratório destaca que os dados não podem ser utilizados separadamente. "É preciso considerar outros indicadores nas avaliações dos contextos epidemiológicos", apontou.
Fonte: Portal da Tropical
Nenhum comentário:
Postar um comentário